Relato de experiência com crianças sobre a temática: violência e drogas

Leilah de Alencar Medeiros Neta, Ana Paula de Souza Santana, Francisco Victor Alves da Silva, Carina Bandeira Bezerra

Resumo


Introdução: Os temas violência, drogas e a repercussão em dramas pessoais e familiares foram abordados em projeto de intervenção com crianças de uma escola do ensino fundamental do Município de Fortaleza do Estado do Ceará.

Objetivos: Isto foi possível por meio de atividades nas quais os escolares foram orientados pelos acadêmicos do segundo semestre do curso de medicina da Universidade de Fortaleza a realizar desenhos, remetendo às temáticas: drogas, cotidiano pessoal e familiar e violência.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Durante a atividade, realizou-se dinâmica a fim de instigar a reflexão sobre os temas em voga aos alunos. Ao término da atividade com as crianças, analisou-se os desenhos, os quais foram separados por tema e relevância para o assunto, sendo posteriormente iniciada a roda de conversa, com o objetivo de discutir a motivação da confecção de cada desenho e sua repercussão na vida de cada escolar. Os motivos que elas apresentaram eram variados, cada um relatando experiências diferentes sobre o tema abordado, porém igualmente chocantes no que concerne a forma com que as crianças contavam seus relatos de vivência com armas e drogas em seus seios familiares com tanta naturalidade.

Resultados: Após essas atividades, percebeu-se que o meio em que elas vivem é bem mais complexo do que se pode imaginar para a faixa etária. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), toda criança tem direito à criação e à educação no seio familiar em ambiente livre de dependentes de substâncias entorpecentes que possam influenciá-la ao uso das mesmas.

Conclusão ou Hipóteses: É importante salientar que a sociedade é responsável por estas crianças e deve estar atenta a aplicação das leis que visam à proteção deles contra os infortúnios relacionados às drogas.

 


Palavras-chave


Violência; Drogas; Crianças

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.