Perfil socioeconômico dos tabagistas atendidos por USF em Belém - PA

Maria Deise de Oliveira Ohnishi, Caio Vinicius Botelho Brito, Carinne Costa Vieira, Elisa Figueiredo Alves da Silva, Catarina Raquel Gemaque Barbosa

Resumo


Introdução: O tabagismo,direta e indiretamente,é responsável por gastos significativos pelo SUS e familiares.Por ano, morrem mais de 200 mil pessoas no Brasil, indiretamente por causa do fumo.Assim, trata-se de suma importância abordar o fato do cigarro e correlacionar com a saúde e economia familiar.

Objetivos: Descrever o perfil econômico das famílias com pelo menos um fumante e correlacionar o gasto com cigarros.Descrever o perfil destes fumantes (visando dados como: idade, gênero,escolaridade, procedência,estado conjugal, idade do início do uso e qual o incentivo para inicio do uso).

Metodologia ou Descrição da Experiência: A Pesquisa será descritiva e transversal, com uma amostra constituída de 85 entrevistas domiciliares dos moradores atendidos pela Unidade da saúde da família do canal da Visconde. Foi incluído na pesquisa todos os pacientes de ambos os sexos independe da faixa etária ou renda financeira e que aceitaram participar assinando o TCLE.

Os dados foram coletados através de um questionário contendo os seguintes dados: numero da ficha, gênero, idade, estado conjugal, grau de escolaridade, procedência, quantidade de cigarros fumados em média ao dia, renda familiar, uso de bebidas alcoólicas,idade do inicio do uso do cigarro, incentivo para iniciar o uso de cigarros.

Resultados: Foram 74 famílias com 84 fumantes ao total,sendo 39 mulheres e 46 homens, tendo entrevistados dos 20 aos 80 anos,sendo a moda da faixa de 45 a 50 anos,sendo a maioria é solteiro 49%,sendo 20% tendo o segundo grau completo,porem 51% não tinha escolaridade ou estudaram até a 8 série.A maioria das famílias tem 2 salários,moram 3 pessoas em casa, 73% dos fumantes também fazem uso da bebida alcoólica e maioria iniciou o uso do cigarro por influencia dos amigos.

Conclusão ou Hipóteses: São gastos 26% da renda familiar com gastos em cigarros,sendo a baixa escolaridade ligada ao maior uso de cigarros,o alcoolismo e o tabagismo são frequentes concomitantemente.O inicio da média de uso de cigarros é de 15 anos, sendo por influencia dos amigos.






Palavras-chave


Atenção Primaria; Tabagismo; Pneumologia

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.