Protocolo atenção à saúde do idoso - secretaria da saúde de Florianópolis

Maria Francisca dos Santos Daussy, Lucia Hisako Takase Gonçalves, Erádio Gonçalves Júnior

Resumo


Introdução: Protocolo de atenção ao idoso é uma das produções da equipe técnica empenhada na integralização do usuário idoso e sua família na Atenção Básica de Saúde de Florianópolis. Desde 2005 o Município beneficia a população idosa introduzindo gradativamente práticas intergrais por meio da capacitação com enfoque gerontogeriátrico multidisciplinar. O Programa Capital Idosos representa uma de suas ações.

Objetivos: Promover qualidade de vida dos idosos; Melhorar acesso ao programa dos usuários em situações de fragilidade; Favorecer prevenção de hospitalizações e mortalidade prematura em idosos; Valorizar a humanização entre equipe da ESF, usuários/família; Instrumentalizar equipes por meio do apoio matricial.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Para a construção do presente protocolo produziu-se paralelamente materiais didáticos e instrumentos norteadores de ações como a Caderneta de Saúde do Idoso, o Manual do Cuidador como também, a implementação em 2006 do programa Floripa Ativa que enfatiza as atividades físicas em geral promovendo o envelhecimento ativo e saudável como também reabilitando usuários idosos com problemas cardiopulmonares, metabólicos e neuromusculoesqueléticos por meio de práticas de exercícios físicos supervisionados.

Resultados: O protocolo apresenta normas, instrumentos e procedimentos úteis para o desenvolvimento de ações pela equipe com um diferencial ao oferecer caminhos variados para exploração, aprofundamento e atualizações por meio de hiperlinks de portais para busca de documentos, literaturas e outros protocolos. Compõem-se dos seguintes itens: “Introdução de aspectos demográfico-epidemiológicos de Florianópolis”; “Assistência à saúde do idoso e a prática digital”; “Acolhimento do idoso pela ESF”; “Grandes Síndromes Geriátricas”; “Abordagem integral em gerontologia”. Tal abordagem contempla ações do educador físico, fisioterapeuta, nutricionista, farmacêutico com apoio da equipe da ESF.

Conclusão ou Hipóteses: Assistência domiciliaria do idoso e à família cuidadora considerando a família como unidade de cuidados, são tópicos de destaque nesse Protocolo, como também a educação especifica em AIDS/HIV na velhice e em violência contra idosos. O formato digital proposto de consulta e aprofundamento permite contínua atualização ao acompanhar o progresso dos conhecimentos e condutas em gerontogeriatria.


Palavras-chave


Protocolo; Saúde do Idoso e Familia; Secretaria de Saúde de Florianópolis - SC

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.