Consultório de rua: a experiência do município de Camaragibe - PE

Solange da Silva Mendonça, Norma Maria de Sousa Cassimiro

Resumo


Introdução: A Atenção Básica como nível de rede assistencial é capaz de reunir e integrar ações de promoção, prevenção e reabilitação, com capacidade de ofertar cuidados de saúde com garantia de resolutividade e qualidade. O Consultório de Rua, consiste em uma equipe itinerante para atenção integral à saúde da população em situação de rua.

Objetivos: Relatar a experiência da implantação do Consultório de Rua, no município de Camaragibe-PE.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo descritivo, realizado no município de Camaragibe. Para realizar a descrição, foram feitas várias reflexões de forma compartilhada, entre a coordenação de saúde mental e a Atenção Básica.

Resultados: O consultório de Rua foi implantado no Município de Camaragibe em julho de 2012. A equipe é formada por: 4 redutores de danos, 1 técnico de enfermagem, 2 assistentes sociais. A implantação foi realizada, a partir de diversas discussões. Foi feito um levantamento das informações, para compreender o por que da implantação da proposta, dentre elas: os dados existentes na Secretaria de Assistência Social, sobre a população de rua no Município. Realizaram-se encontros com as Unidades de Saúde da Família objetivando a apresentação do Projeto Consultório de Rua.

Conclusão ou Hipóteses: o Projeto Consultório de Rua é mais um dispositivo de saúde, estratégico para o cuidado de pessoas em situação de vulnerabilidade. Os profissionais desempenham atividades para garantir atenção e proteção às pessoas em situação de risco.

 


Palavras-chave


Atenção Básica; Intersetorialidade; Consultório de Rua.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.