Conhecimento sobre diabetes mellitus de participantes de ação de educação em saúde

Franciane do Socorro Rodrigues Gomes, Laís Araújo Tavares da Silva, Júlia Hilda Lisboa Vasconcelos., Andressa Tavares Parente, Sylvia Regina de Vasconcellos Aguiar

Resumo


Introdução: Entre as condições crônicas de saúde, destaca-se o diabetes mellitus pela alta taxa de morbimortalidade, bem como pela crescente tendência à alta prevalência. O diabetes mellitus requer cuidado clínico e educação contínua para a prevenção das complicações agudas e crônicas. A habilidade, tanto do diabético quanto de sua família, para detectar e agir mediante sinais de alerta é importante.

Objetivos: Identificar o nível de conhecimento de uma população atendida em uma ação de educação em saúde sobre diabetes mellitus e hipertensão arterial, realizada em uma faculdade particular em Belém-PA.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo descritivo, transversal com abordagem qualitativo realizado, pelos Projetos de Monitoria de Pediatria e Obstetrícia de uma Instituição de Ensino superior em uma faculdade privada em Belém/PA nos dias 23 e 24/05/2012. Foram incluídos indivíduos maiores de 18 anos, que aceitaram participar do estudo e a assinaram o Termo de Consentimento Livre Esclarecido, constituindo uma amostra de 64 pessoas. Utilizou-se questionário com perguntas objetivas e subjetivas que englobavam aspectos socioeconômicos e a seguinte questão norteadora: “O que você sabe a respeito do diabetes mellitus?” Os dados colhidos foram analisados, reunidos em tabelas e categorizados quanto à temática presente nas falas.

Resultados: Das 64 pessoas entrevistadas, a maioria (65,6%) era do sexo feminino (média de 37,5 anos), completou o ensino médio 40,2%(23) e ganhava de 2 a 5 salários mínimos, para uma família de, em média, quatro pessoas, com 53,1%(34). Quanto ao conhecimento dos participantes sobre diabetes mellitus, 60,9%(39) abordou idéias dentro da categoria "sinais e sintomas", 25%(16) não referiu informação, 7,8%(5) em "cuidados", 4,6%(3) em "fatores de risco" e 1,5%(1) em "prevenção". Dentre os que referiram seu entendimento, 85%(41) obtiveram resposta satisfatória,14,5%(7) resposta insatisfatória e 72,9%(35) dos entrevistados citaram a palavra açúcar em suas considerações.

Conclusão ou Hipóteses: O estudo mostrou que a maioria da população possui algum conhecimento sobre diabetes mellitus, principalmente com relação aos sinais/sintomas, relacionando a doença com o açúcar. A prevenção foi citada em número insignificante, o que sugere despreocupação e seu possível desconhecimento. Assim, devem-se priorizar ações de educação em saúde sobre diabetes mellitus, em abordagem concisa.

 


Palavras-chave


Diabetes Mellitus; Educação em Saúde; Conhecimento

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.