Perfil laboratorial de pacientes com síndrome metabólica atendidos em Atenção Primária

Aline Farias Cravo, Paulo Henrique Barbosa de Araújo, Vinicius Costa Souza, Claudia Daniele Tavares Dutra, Rodrigo Correa Pinheiro

Resumo


Introdução: A Síndrome Metabólica (SM) representa a anormalidade metabólica mais comum da atualidade e a maior responsável por eventos cardiovasculares. O desenvolvimento da SM em um indivíduo depende da interação entre a predisposição genética e fatores ligados ao estilo de vida, como padrão dietético, sedentarismo e obesidade, o que caracteriza a natureza multifatorial da patogênese da SM (MINAME, 2005).

Objetivos: Conhecer e avaliar o perfil laboratorial de pacientes atendidos em uma Estratégia de Saúde da Família.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo transversal analítico e descritivo realizado na Estratégia de Saúde da Família Warislândia do município de Ananindeua-Pa. Foram incluídos pacientes diagnosticados com SM pelos critérios da Internacional Diabetes Federation (IDF, 2005) e que concordaram em participar da pesquisa. A coleta de dados foi realizada por meio de análise de prontuários. Em relação às variáveis laboratoriais levou-se em consideração os níveis de triglicerídeos (ótimo, limítrofe, alto, muito alto), colesterol total (alto, limítrofe e ótimo), concentrações séricas de lipoproteína de alta densidade (HDL-c) (baixo e alto) e os valores de glicemia (normal, glicemia de jejum alterada e hiperglicemia).

Resultados: Foram incluídos na pesquisa 24 pacientes dos quais 43,5% apresentaram níveis de triglicerídeos alto e 34,8 % apresentaram níveis ótimos. Quanto ao colesterol total 45,8% tem níveis limítrofes e 3 (12,5%) pacientes níveis altos, sendo que nenhum paciente possuía HDL-c fora da faixa de normalidade. Por último foi observado que 29,2% e 12,5% dos entrevistados encontravam hiperglicêmicos e com glicemia de jejum alterada respectivamente.

Conclusão ou Hipóteses: Pelo alto índice de complicações cardiovasculares na população portadora de SM faz-se necessário conhecer e avaliar rotineiramente o perfil laboratorial na atenção primária de saúde para que se tracem estratégias para promoção e prevenção de saúde.






Palavras-chave


Síndrome Metabólica; Laboratório; Doenças Cardiovasculares

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.