Conhecimento dos agentes comunitários de saúde sobre aleitamento materno

Hilderlene de Oliveira Loiola, Raiane Lemes Felício, Uêine de Carvalho Farias, Flávia Baluz Bezerra de Farias, Roberta Alves da Silva

Resumo


Introdução: O pré-natal é um período cercado por medos e ansiedade, por essa razão torna-se necessário acolher e orientar a gestante no que se referem à amamentação, tais competências podem ser desenvolvidas pelo Agente Comunitário de Saúde (ACS) por ser um profissional coparticipante das ações inerentes aos processos do aleitamento materno o que gera a redução da morbimortalidade infantil.

Objetivos: O presente trabalho possui como objetivo identificar o conhecimento dos Agentes Comunitários de Saúde da Estratégia Saúde da Família sobre o aleitamento materno.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, que foi realizado com trinta e três Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em cinco Unidades Básica de Saúde do município de Imperatriz - MA. A coleta de dados aconteceu em outubro e novembro de 2012, com aplicação do questionário aos ACS antes das palestras de educação em saúde sobre aleitamento materno ministrado por acadêmicas de Enfermagem integrantes do projeto de extensão ‘Amamentação: Simbiose da vida para a vida’ da Universidade Federal do Maranhão/CCSST. Na análise de dados foram utilizadas medidas descritivas.

Resultados: A partir da análise dos dados constatou-se que (96,96%) dos ACS são do sexo feminino; (48,48%) possuem mais de 42 anos de idade e (72,72%) concluíram o ensino médio. Em relação ao nível de conhecimento destes profissionais sobre o aleitamento materno (AM) foi verificado que (100%) consideram a prática do AM importante; sendo que (87,87%) consideram a amamentação exclusiva até o sexto mês como a melhor forma de alimentar o bebê; e (51,51%) acredita que a mãe e a criança são os maiores beneficiados pelo AM. Em contrapartida, (3,03%) ainda considera benéfico o fato de a criança ser amamentada por outra mulher.

Conclusão ou Hipóteses: Diante do estudo realizado é possível comprovar a importância do amplo conhecimento sobre amamentação pelos Agentes Comunitários de Saúde uma vez que, este profissional está inserido no cuidado direto às famílias, cabendo-lhe a difícil tarefa de orientar e apoiar a mulher no ciclo gravídico puerperal principalmente a fim de promover a prática do aleitamento materno.

 


Palavras-chave


Aleitamento Materno; Agentes Comunitários de Saúde; Pré-natal

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.