Perfil dos usuários de benzodiazepínicos da Estratégia Saúde da Família Monte Carmelo

Igor Caldeira Soares, Iane Lima Martins, Erika Soares Caldeira

Resumo


Introdução: Os benzodiazepínicos são medicamentos amplamente prescritos na prática médica devido aos seus efeitos ansiolíticos, hipnóticos, miorrelaxantes e anticonvulsivantes. O consumo deles pode acarretar alterações no comportamento, levar a dependência. Observa-se uma grande demanda do serviço de saúde em busca de receituário especial para dispensação de benzodiazepínicos.

Objetivos: Determinar o perfil dos usuários de benzodiazepínicos da área de abrangência da Estratégia Saúde da Família Monte Carmelo I no município de Montes Claros – MG e estabelecidas inter-relações com fatores demográficos, sócio econômicos e padrão de uso associados à população em estudo.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi realizado um estudo transversal, quantitativo, de caráter descritivo, com aplicação de um questionário semi-estruturado, sendo a população alvo os usuários de benzodiazepínicos que frequentam o Grupo de Acolhimento de Saúde Mental da Estratégia Saúde da Família Monte Carmelo I para adquirir receituário especial.

Resultados: A analise dos dados do estudo mostrou um predomínio de usuários de benzodiazepínicos do sexo feminino, idosos, baixa escolaridade e pessoas de baixa renda. Os medicamentos mais usados são o Diazepam e o Clonazepam, ambos disponibilizados pela rede municipal de saúde. Com relação à orientação sobre efeitos colaterais das drogas, 66,66% dos pacientes alegaram não ter recebido esse tipo de orientação. Observou-se também que a maioria dos usuários não se preocupa com um acompanhamento para o uso do medicamento, mas simplesmente com a renovação da receita.

Conclusão ou Hipóteses: Estas análises possibilitou um melhor conhecimento dos pacientes acompanhados, muitos com nível importante de dependência o que pode ser relacionado à precariedade da orientação médica com relação aos efeitos colaterais dos benzodiazepínicos durante a consulta.






Palavras-chave


Benzodiazepínicos; Dependência; Saúde da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.