Promovendo a saúde do homem

Ronaldo da Silva Moreira, Luiz Alberto da Silva Macedo, Vivian Raymundo da Silva, Luciana Madeira da Costa, Claudia Mattos da Cunha Costa

Resumo


Introdução: A participação do sexo masculino nas atividades é pouco expressiva pois a grande maioria trabalhava não tendo disponibilidade para participar dos eventos promovidos pela unidade. Tendo em vista a não participação destes nos grupos já existentes, constatamos a pouca integração e o sedentarismo entre os mesmos, o que nos levou a criar o grupo intitulado: Promovendo a Saúde do Homem.

Objetivos: Enumeramos como objetivos: avaliar a adesão dos usuários do serviço do grupo específico em questão às atividades propostas pelo grupo e analisar o impacto nos indicadores de saúde e no perfil de morbimortalidade dos homens que participam da atividade.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O grupo é desenvolvido em uma unidade de saúde da família ligada ao Programa Academia Carioca da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e atividades como auriculoterapia, Pa Tuan Ching, Caminhada. Participam das atividades 87 usuários cadastrados e acompanhados. A equipe é composta por agentes comunitários de saúde, educador físico, enfermeiro, técnico de enfermagem, nutricionista, psicólogo e médico realizando diversas tarefas, entre elas, atividades física, desenvolvidas principalmente pelo agente comunitário de saúde, palestras, orientações sobre alimentação saudável, cálculo do Índice de Massa Corporal e verificação da pressão arterial antes e após início das atividades.

Resultados: Após realizarmos o acompanhamento do grupo de junho a dezembro de 2012, contabilizamos 87 usuários do sexo masculino participantes do grupo, na faixa etária que compreende dos 38 aos 63 anos. Dos 87 usuários, de HAS, 79 homens, ou seja, 91% mantiveram níveis pressóricos inferiores a 140 x 90mmHg. Dentre o número total de usuários, , que totaliza 87, 94% apresentaram valores de IMC dentro do padrão de normalidade segundo Ministério da Saúde, ou seja, de 18,5kg/m² a 25kg/m².

Conclusão ou Hipóteses: A promoção da saúde se refere às ações sobre os condicionantes e determinantes sociais da saúde, assim podemos afirmar que o incentivo da participação dos homens das atividades em prol da saúde visando a promoção e proteção é relevante à medida que há comprometimento dos profissionais envolvidos no processo e adesão dos usuários, tendo como propósito a melhoria da qualidade de vida da população.


Palavras-chave


Saúde do Homem; Estratégia Saúde da Família; Promoção da Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.