Compreensão quanto ao tempo de aleitamento e amamentação dos agentes de saúde

Claudio Jose Ferreira Lima Junior, Ricardo Saraiva Aguiar, Miriam Oliveira dos Santos, Derluci Gomes, Maria Ângela Dias Gonçalves Monteiro

Resumo


Introdução: As atividades de promoção, prevenção e apoio ao aleitamento materno devem ser ações prioritárias da Estratégia de Saúde da Família pela sua forma de organização e processo de trabalho. Dessa forma, no âmbito da saúde materno-infantil, o aleitamento materno deve apresentar-se como uma das principais ações dos agentes comunitários de saúde (ACS).

Objetivos: Investigar o nível de conhecimentos dos agentes comunitários de saúde da região oeste do Distrito Federal (DF) em relação ao tempo de aleitamento materno e amamentação correlacionando com o sexo, faixa etária, estado civil, grau de escolaridade, número de filhos e tempo de atividade na função.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa. Foi utilizada como método de coleta a fonte primária, com aplicação de um questionário estruturado padrão. Participaram do estudo 101 ACS da região oeste do DF (Ceilândia e Brazlândia). Adotou-se como critério de inclusão: possuir idade superior a 18 anos; aceitar participar do estudo; pertencer a uma equipe de ESF ou PACS da região oeste do DF; trabalhar na profissão por no mínimo 6 meses. Os dados foram tabulados para análise e discussão dos resultados por meio do Microsoft Excel e SPSS versão 18.0 para Windows.

Resultados: Quanto ao período recomendado de aleitamento verificou-se que 86,1% dos ACS afirmaram que seria até os 2 anos de idade complementado e nos primeiros 6 meses exclusivo, 11,9% acham que deve permanecer de 4 a 6 meses. Sobre o tempo de amamentação, evidenciou-se que 60,4% dos ACS afirmaram ser em livre demanda, 20,7% varia de uma criança para outra e 13,9% de 10 a 20 minutos. Ao correlacionar os resultados obtidos percebe-se que a maioria dos ACS são mulheres (53,5%), estão na faixa etária de 25 a 29 anos (27,7%), são casados (46,5%), possuem o ensino médio completo (46,5%), não possuem filhos (44,5%) e trabalham na função superior a 5 anos (40,6%).

Conclusão ou Hipóteses: Grande parte dos ACS afirmou ser o tempo de aleitamento deverá permanecer até os 2 anos complementado sendo nos primeiros 6 meses exclusivo e que o tempo de amamentação deve ser em livre demanda. Conclui-se, portanto, que os ACS possuem bom conhecimento sobre o período recomendado de aleitamento e tempo de amamentação.


Palavras-chave


Aleitamento Materno; Agentes Comunitários de Saúde; Atenção Primária à Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.