Perfil de adolescentes grávidas em uma Estratégia Saúde da Família

Claudia Marques Santa Rosa Malcher, Clisse Michelli Rodrigues Alves, Agatha Brenda Castro Silva, Aline Macedo de Queiroz, Carla Andréa Avelar Pires

Resumo


Introdução: A gravidez na adolescência torna-se um problema na medida em que estas jovens, recém saídas da infância, não têm muitas vezes ainda estabelecidas maturidade fisiológica e psíquica, nem um planejamento familiar ou uma estabilidade financeira para a preservação física e mental do bebê (Monteiro, 1998.)

Objetivos: Verificar o perfil das gestantes adolescentes tanto no âmbito físico-biológicas quanto no psicossocial, em uma Estratégia Saúde da Família (ESF), a fim de conhecer as suas necessidades de saúde em função do seu contexto econômico e social em que vivem.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Este trabalho trata-se de um estudo transversal, baseado em entrevistas com 11 adolescentes grávidas no período de setembro de 2011 a fevereiro de 2012, em uma ESF no Município de Ananindeua, Pará, tendo este trabalho sua aprovação pelo Comitê de Ética sob o número 137/11 CEP-ICS/UFPA. As distribuições estatísticas das variáveis qualitativas que descrevem as adolescentes grávidas foram avaliadas pelo Teste G de Yates* (Ayres, et. al., 2007).

Resultados: Características sociodemográficas: Solteira N=3 (27,3%), União estável N=8 (72,7%), Fundamental Incompleto N=10 (90,9%), Fundamental Completo N=1 (9,1%), renda familiar até 1 salário mínimo N=04 (36,4%). Problemas biopsicossociais: Abandono dos estudos N= 06 (54,5%), Não aceita a gravidez N=05 (45,5%), sofre rejeição N=05 (45,5%), Não recebe apoio familiar N=05 (45,5%), Não recebe apoio do pai da criança N=02 (18,2%), Tristeza constante N=08 (72,7%), Cólica na região pélvica N= 07 (63,6%), Cansaço N=06 (54,5%), Tontura N=05 (45,5%), Dor ao urinar N=05 (45,5%), Ansiedade N=04 (36,4%), Constipação intestinal N=03 (27,3%), Insônia N=03 (27,3%), Palpitação N=02 (18,2%).

Conclusão ou Hipóteses: Das características sociodemográficas, o Ensino fundamental incompleto (EFI) (90,9%) foi predominante (p-valor=0.0042). Cansaço, tristeza e abandono escolar foram as características mais frequentes, entretanto, sem correlação significante entre si. Mais trabalhos sobre a relação EFI, abandono escolar e gravidez devem ser desenvolvidos.






Palavras-chave


Gestação; Adolescência; Unidade de Saúde

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