Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis através de tecnologias educativas na Atenção Básica

Monyque Coelho Fontenele, Matheus Feijó Bezerra, Rhanna Monteiro Costa, Roberto Welton Teixeira da Costa Filho, Keylla Márcia Menezes de Souza

Resumo


Introdução: O trabalho objetiva proporcionar conhecimentos à população sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) por meio de tecnologias educativas. Um assunto pertinente nas mídias, porém não atinge de forma clara parte da população. Dessa forma, há uma oportunidade de capacitar esses indivíduos quanto à prevenção da própria saúde, sendo uma maneira eficaz de combate à disseminação das DSTs.

Objetivos: Relatar a experiência de acadêmicos de medicina atuando na promoção de educação sexual por meio de palestra com discussão em grupo.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizado na área de abrangência de um Centro de Saúde da Família no município de Fortaleza-Ce, sendo a palestra sobre DSTs realizada no Centro de Referência Especializada de Assistência Social, ocorrida no dia 28 de novembro de 2012, como atividade do módulo horizontal II, intitulado: Integração, Serviço, Ensino e Comunidade, ofertada na grade de graduação do curso de medicina do Centro Universitário Christus. Tiveram participação 12 acadêmicos de medicina, com apoio de um docente, e um grupo de em média 25 pessoas.

Resultados: A palestra foi realizada com a participação de 12 acadêmicos de medicina, docente e equipe de Saúde da Família. O tema abordado foi DSTs e utilizaram-se imagens de sinais e riscos de transmissão de algumas doenças, kit DST/AIDS, contendo álbum seriado, modelo pélvico de acrílico, kit reprodutor feminino e masculino, além de perguntas realizadas ao final da apresentação pelos acadêmicos palestrantes. A intervenção direta por meio da oficina para promoção da saúde produz esclarecimentos sobre questões primordiais acerca dessas doenças de alta incidência na população jovem em geral.

Conclusão ou Hipóteses:Observou-se a importância da elucidação sobre DSTs para oferecer o conhecimento básico à população sobre prevenção, transmissão e evolução dessas doenças visando à promoção e educação em saúde sexual. Constatou-se também a relevância do aprendizado na participação do acadêmico, já no início do curso, sobre o diálogo, que deve existir no exercício da profissão, e a escuta, como auxílio ao paciente.


Palavras-chave


Doenças Sexualmente Transmissíveis; Tecnologias em Saúde; Prevenção da Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.