Como melhorar a resposta terapêutica na Atenção Primária à Saúde?

Leopoldo Jacomel, Hiroki Shinkai, Milka Eugenia Monsalves Nilo

Resumo


Introdução: As doenças de repercussão cardiovascular como Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus conduzem a complicações fatais. Percebemos na nossa prática diária uma dificuldade em alcançar metas de controle. A maior parte dos fatores que contribuem para esta inércia terapêutica são modificáveis. Alguns podem ser atribuídos ao aconselhamento e tratamento imposto, outros são de incumprimento terapêutico.

Objetivos: Compreender as causas da má resposta terapêutica em usuários da Unidade de Saúde da Família dos Terrenos Novos, na cidade de Sobral – CE. Elaborar estratégias para melhor abordar os usuários do nosso território.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi realizada uma revisão não sistemática em artigos MEDLINE em busca dos seguintes termos: Adesão à Medicação, Atenção Primária à Saúde e Tratamento. Destes obtivemos 110 artigos, e assim, usamos mais os termos Inércia, Motivação, HAS e ou DM para selecionar 7 artigos que utilizamos para elaborar este estudo. O período de pesquisa foi entre os meses de janeiro e fevereiro de 2013. Dois dos artigos foram publicados no ano de 2009, dois no ano de 2010, dois no ano de 2011 e um no ano de 2012.

Resultados: Sobre o aspecto da adesão medicamentosa existem 4 fatores importantes identificados pelos usuários. São eles: informação sobre os medicamentos, experiencia com a medicação, suporte social e rotina. O único que as intervenções sempre mostraram melhora na adesão medicamentosa foi a rotina, os outros poderiam repercutir tanto negativamente como positivamente. A rotina foi importante principalmente nos grupos de idosos. As intervenções mais efetivas foram as mais complexas que combinavam intervenções na adesão medicamentosa somadas a mudanças no estilo de vida. A intensificação da medicação é outro fator chave para o adequado controle, e este é dependente do profissional.

Conclusão ou Hipóteses: É necessário criar politicas públicas centrada na pessoa para desenvolver níveis mais elevados de adesão terapêutica. O aconselhamento sobre rotinas, em conjunto com farmacêuticos, associados a mudanças no estilo de vida, deveriam gerar ótimos resultados. Não foi encontrado na literatura artigos que analisassem o tema sob a perspectiva do usuário e suas inquietações.


Palavras-chave


Atenção Primária à Saúde; Tratamento; Adesão à Medicação

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.