Combate à hanseníase: o agente comunitário de saúde como facilitador

Leila Regina Lelis Neves, Carla Silva, Andrea Gioconda Sá Freire, Igor Ayres, Vania Oliveira

Resumo


Introdução: A Hanseníase constitui relevante problema de Saúde Pública. Doença infecto-contagios que atinge principalmente a pele e os nervos periféricos. Existem casos sem manchas, daí a importância da anamnese e exame clínico. A eliminação de casos diagnosticados como problemas de Saúde Pública faz parte do plano de erradicação da Hanseníase na Atenção Básica e na Estratégia Saúde da Família.

Objetivos: Descrever as ações realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde da Estratégia de Saúde da Família no Centro Municipal de Saúde Jorge Saldanha Bandeira Mello, na melhoria da qualidade de atendimento aos pacientes com Hanseníase.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Os agentes de saúde desenvolveram um trabalho nas dependências do Centro Municipal de Saúde Jorge Saldanha Bandeira Mello, para esclarecer a forma de transmissão, o tratamento e o mais importante, a prevenção de incapacidade dos pacientes com hanseníase. Foi feito um teatro amador, com bonecos de fantoches para esclarecer e sensibilizar a população, com filmagens que foram colocadas no blog das equipes da ESF, cofee break e distribuição de folders explicativos na Semana Nacional de combate à Hanseníase em Janeiro de 2013.

Resultados: Nesta campanha foram encontrados 13 casos suspeitos distribuídos entre as três equipes da Estratégia de Saúde da Família, com predomínio dos casos do sexo masculino (9). Os pacientes e seus contatos foram avaliados e não foi confirmado nenhum caso.

Conclusão ou Hipóteses: É necessário o processo de descentralização dos cuidados em Hanseníase em pareceria com os Agentes Comunitários de Saúde para promoção e assistência aos pacientes. Deve-se atualizar constantemente o banco de dados e apoiar as equipes da Estratégia de Saúde da Família na busca ativa, promoção, prevenção e cura da hanseníase.



Palavras-chave


Hanseníase; Agentes Comunitários de Saúde; Estratratégia Saúde da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.