Catálogo Recursos Rede Suporte Social (CRRSS) do Programa SP Educação com Saúde

Carla Regina Alves Gomes Patrocínio, Irani Gomes dos Santos, Maria Angélica Crevelim

Resumo


Introdução: O SP Educação com Saúde busca valorizar os Servidores da Secretaria da Educação do Estado SP (SEE/SP) por meio de ações educativas em saúde realizadas por equipes multiprofissionais junto aos seus Servidores. Os parceiros da SEE são a Casa de Saúde Santa Marcelina e o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual. Para suporte às equipes, surge a necessidade da construção do CRRSS.

Objetivos: Além de disponibilizar o CRRSS às equipes de saúde, a ideia é divulgá-lo nas Escolas da SEE/SP, onde todos os interessados possam acessá-lo facilmente e multiplicar as informações. O CRRSS reúne informações sobre instituições que oferecem atendimento em áreas inerentes à Saúde e Qualidade de Vida.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Hoje, a SEE/SP conta com 70.000 Servidores distribuídos nas suas 1.080 escolas da capital paulista. Previsto no convênio do Programa, o CRRSS foi pensado de modo a atender a necessidade local de cada área de abrangência das 13 Diretorias de Ensino da SEE/SP, na cidade de São Paulo. Buscando facilitar o trabalho das 13 equipes de saúde, a Assistente Social do Programa organizou informações acerca de instituições públicas, filantrópicas e de organizações da sociedade civil que realizam atendimentos gratuitos ou com pagamento a preços reduzidos (de acordo com análise da condição sócio econômica do usuário do serviço), em um CRRSS, realizando visitas institucionais de acordo com a necessidade.

Resultados: Dividido em bairros das 05 regiões da capital e categorizado por tipos de atendimento, o CRRSS traz informações sobre instituições da área da Saúde tradicional, de reabilitação e alternativa, bem como das áreas de Educação, Esportes, Cultura, Direitos Humanos, Trabalho, Segurança Pública, Serviço Social, e ainda Meio Ambiente e atenção a pessoas em luto. As informações contemplam dados institucionais, público atendido, serviços prestados e condições para o atendimento. A edição preliminar foi lançada em 2012 e sua atualização será anual, buscando facilitar o acesso, fomentar o controle social e promover possíveis parcerias que objetivem melhorias na Qualidade de Vida de todos os envolvidos.

Conclusão ou Hipóteses: O CRRSS poderá beneficiar toda comunidade escolar, pois não podemos imaginar que as condições de vida dos estudantes não afete a Qualidade de Vida dos Servidores e vice-versa. Que a ação de divulgar os serviços do CRRSS possibilite maior envolvimento entre os diversos atores da comunidade escolar, contribuindo para melhorias nas relações existentes neste rico espaço de convivência e aprendizagem.

 


Palavras-chave


Rede de Suporte Social; Saúde; Educação

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.