Características clínicas e epidemiológicas do câncer de pênis no Hospital Ophir Loyola

Valmira Soares de Oliveria

Resumo


Introdução: Os homens têm medo de descobrir que estão doentes e acham que nunca vão adoecer, por isso não se cuidam, são menos sensíveis às políticas de saúde. A neoplasia de pênis é uma doença rara, porém, de alto impacto psicológico. Quando não diagnosticado precocemente pode trazer sérias conseqüências ao homem, dentre elas a amputação.

Objetivos: Analisar o perfil clínico - epidemiológico do câncer de pênis no homem amazônida e as intervenções de enfermagem.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo do tipo descritivo-retrospectivo com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada a partir do Registro Hospitalar de Câncer (RHC), no Hospital Ophir Loiola (HOL) em Belém do Pará, os dados foram tabulados com estatística descritiva. Foram analisados dados de 130 pacientes diagnosticados com câncer de pênis.

Resultados: O maior percentual (26) de casos foi encontrado na faixa etária de 50 a 56 anos de idade. 86 eram oriundos do interior do Estado, tinha um baixo nível de instrução, prevaleceu a raça/cor parda, 86 eram casado, 87 consumiam tabaco e álcool. O tipo histológico do câncer de pênis prevalente foi a forma carcinoma epidermoide, escamoso, verrucoso. A topografia mais freqüente foi no pênis, na glande, no corpo do pênis, prepúcio e sobre o Pênis. 88 realizaram a cirurgia sendo que muitos não realizaram nem um tipo de tratamento. O numero de óbito foi num total de 38 no período de 2005 a 2009.

Conclusão ou Hipóteses: Os fatores de risco que causam o câncer de pênis, a maioria, poderiam ser evitados com uma simples educação em saúde, a fim de ensiná-los a prevenir os fatores de riscos.Para a enfermagem é fundamental conhecer as características clinicas e epidemiológica dos homens amazônidas acometidos por câncer peniano, afim de que seja elaborado os cuidados de enfermagem.

 


Palavras-chave


Câncer de Pênis; Epidemiologia; Cuidados de Enfermagem

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.