Capacitação do agente comunitário de saúde (acs): um relato de experiência

Kiviane de Carvalho Batista, Laiane Dutra de Carvalho, Sandra Helena Isse Polaro

Resumo


Introdução: O agente comunitário de saúde (ACS) fortalece a integração entre os serviços de saúde da Atenção Primária à Saúde e a comunidade. O Ministério da Saúde reconhece que o processo de qualificação dos agentes deve ser permanente. O ACS é quem está mais próximo dos problemas da comunidade, tendo como principal objetivo contribuir para a qualidade de vida das pessoas e comunidade.

Objetivos: Reforçar o conhecimento já adquirido do ACS e proporcionar novos conhecimentos a cerca de diversas doenças, seja crônica, infectocontagiosa ou imunológica, capacitando-o para melhor auxílio no processo saúde doença da família e comunidade.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um relato de experiência em um posto de saúde de Belém, sob o Programa Pet Saúde. Os ACS escolhem o tema para a capacitação, relacionado a algum caso das suas microáreas ou por julgar relevante. Após uma semana o tema é exposto em forma de Power Point, sendo realizado um questionário objetivo de 10 questões sobre o tema. O ACS responde o questionário antes da apresentação, devolve os mesmos, logo após, o tema é exposto e os questionários são devolvidos para uma nova realização, sendo que os ACS podem escolher a mesma resposta ou outra se jugar correto. Após o término, os questionários são corrigidos oralmente e o ACS tira as possíveis dúvidas sobre as questões e o tema explanado.

Resultados: Foi visível a aprendizagem do ACS, quando comparado a quantidade de questões acertadas antes e as que foram acertadas após a apresentação do tema. No primeiro momento a maioria dos ACS acerta de três a quatro questões, quando o tema não é muito conhecido ou divulgado por campanhas nacionais de saúde e acertam de sete a oito questões quando o tema é conhecido. Após a apresentação a maioria deles acertam quase todas as questões em temas não conhecidos e todas as respostas em temas conhecidos. Com as capacitações mensais ou semanais, os ACS aprenderam mais sobre diversas doenças e puderam orientar de forma mais adequada as famílias das suas microáreas, principalmente com relação a prevenção.

Conclusão ou Hipóteses: O ACS é o personagem da saúde mais próximo da comunidade, sendo muito importante estar apto para atender as necessidades da mesma. A capacitação é uma das melhores formas de aprendizagem do ACS, pois eles podem interagir e sanar todas as dúvidas no momento da apresentação. Um ACS bem capacitado beneficia muitas famílias e vários, beneficiam uma comunidade inteira.




Palavras-chave


Capacitação; ACS; Comunidade

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.