Campanha de carnaval contra dst/aids realizada numa academia e feira em ananindeua

Larissa da Silva Santos, Narjara Fontes Xavier, Ádria Cecília Botelho da Rocha, Danielle de Moraes Rodrigues Galvão, Carla Andréa Avelar Pires

Resumo


Introdução: O Carnaval é uma das festas mais tradicionais do Brasil gerando grande preocupação com o aumento dos casos de AIDS e outras DST’s, pois nessa época as pessoas estão mais susceptíveis a terem relações sexuais eventuais sem proteção. ainda há um número relevante de óbitos por conta da AIDS.

Objetivos: Orientar e sensibilizar feirantes e praticantes de atividades físicas quanto à prevenção de DST/AIDS não somente no contexto do carnaval, incentivando o uso da camisinha em todas as relações sexuais.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O planejamento da atividade foi organizado pelas discentes do curso de medicina, nutrição e terapia ocupacional juntamente com a enfermeira da ESF Cidade Nova VII. Para a execução do projeto elaborou-se um material educativo (folder) com informações sobre DST/AIDS e utilizou-se o álbum seriado do Departamento de AIDS/DST/HV de Ananindeua, que colaborou com a visualização de imagens dinamizando a palestra. Além dos 200 folders educativos, também foram distribuídos preservativos para os participantes da campanha. Foi realizado um encontro com o proprietário da academia solicitando um espaço para a realização da campanha com os praticantes de atividade física.

Resultados: Na academia os usuários julgaram a palestra relevante nesse momento de festas em que muitas pessoas tendem a descuidar um pouco da saúde. Contribuíram com o desenvolvimento da atividade através do conhecimento prévio sobre a temática. Na feira coberta, feirantes e passantes, se mostraram solícitos e participantes, e acharam a campanha importante nessa época, em especial os jovens. Ao final de cada atividade era informado aos participantes quanto à existência do teste rápido de HIV gratuito, sigiloso e de direito do cidadão, realizado nos Centros de Testagem e Aconselhamento de responsabilidade do SUS.

Conclusão ou Hipóteses: Muitas pessoas têm domínio da temática abordada na campanha, porém nem sempre se mostram receptíveis. A prevenção é a forma mais eficaz de se evitar novos casos e incentivo a adoção de medidas de prevenção á indivíduos sexualmente ativos torna os indivíduos mais consciente dos riscos.

 

 


Palavras-chave


Campanha; DST/AIDS; Carnaval

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.