Camelô educativo-contribuição à promoção e prevenção à saúde na Atenção Básica

Miriam Gomes Sena, Idenalva Silva de Lima

Resumo


Introdução: Ações educativas em saúde tem como pressuposto a transformação social, que, tem como objetivo levar o sujeito a refletir a sua realidade. O Camelô Educativo é uma proposta de promoção e prevenção de saúde nas questões relacionadas às DSTs/Aids e Tuberculose. Foi pensada levando-se em conta a magnitude da epidemia de HIV/Aids e Tuberculose em nosso meio, um grande desafio para a Saúde Pública.

Objetivos: Informar e sensibilizar a comunidade de Manguinhos nas questões de saúde, focalizando a prevenção das DST/Aids e Tuberculose.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Monta-se uma mesa com exposição de materiais educativos: álbum seriado sobre DST/Aids, pênis de borracha, modelo pélvico para demonstração de prática sexual segura, álbum seriado sobre Tuberculose, folders, cartazes, cartilhas, amostra de medicamentos, máscaras, potes para bacilos copia, distribuição de preservativos. As ações são realizadas na sala de espera do Centro de Saúde e nas Comunidades de Manguinhos.

Resultados: Maximização da informação relacionada à prevenção de DSTs/Aids e Tuberculose, permitindo assim, a identificação dos sintomáticos respiratórios e maior procura por preservativos.

Conclusão ou Hipóteses: A informação envolve diversos fatores tornando-se um desafio para a saúde pública. O Camelô Educativo através da informação e troca de experiências pretende oportunizar o diálogo entre os profissionais de saúde e a população com a finalidade de melhorar a saúde e qualidade de vida.

 


Palavras-chave


HIV/Aids/DST; Tuberculose; Ações Educativas

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.