Educação em saúde: prioridades das equipes de saúde da família

Mleudy Layenny da Cunha Leite, Manasés José Bernardo de Lima

Resumo


Introdução: A educação permanente é aprendizagem no trabalho, a educação continuada está relacionada a processos de formação com foco nos indivíduos e não em coletivos. O método mais utilizado nessa forma de capacitação é a transmissão de conhecimentos. O gestor local deve proporcionar ações de educação, potencializando o desenvolvimento de competências de gestão e de cuidado na Atenção Básica.

Objetivos: Levantamento das necessidades de treinamento para qualificação do profissional, favorecendo o atendimento adequado aos agravos à saúde do território e agrupar os cursos solicitados para o planejamento orçamentário e de execução para com as equipes da Atenção Primária.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Ao todo participaram mais de 57 profissionais dos municípios de Igarassu e Itapissuma-PE. Várias oficinas foram realizadas no período entre fevereiro e junho do ano de 2012. Foram impressas planilhas para definir os treinamentos com horário proposto, local e custo previsto para realização da ação, com elaboração dos temas de acordo com todos os profissionais da equipe mínima recepcionista e serviços gerais. Os produtos esperados das oficinas foram: Diagnóstico da Situação de cumprimento do Desempenho e dos Compromissos das ESF e gestão; Plano de Educação Permanente, entre outros. Foram designados profissionais a fazerem parte do Fórum de Planejamento e Colegiado de Gestão.

Resultados: Há dificuldades na realização das atividades regularmente do fórum de planejamento e colegiado de gestão, onde há necessidade de recursos humanos específicos para a execução das ações de educação permanente. Foram mais de 35 treinamentos citados pelos profissionais. Os cursos mais citados pelos profissionais com nível superior são: tuberculose, hanseníase, abordagem ao paciente com transtorno psiquiátrico, sala de vacinas, atendimento a usuários de álcool e drogas, atendimento de urgência e emergência, oficina sobre internação domiciliar e para os profissionais com nível médio: informática, atendimento ao público, reciclagem do lixo (separação dos resíduos), entre outros.

Conclusão ou Hipóteses: A formação dos profissionais de saúde é ponto fundamental para o fortalecimento do SUS. É necessário os profissionais da Estratégia Saúde da Família tenham acesso a saberes capazes de auxiliá-los no acolhimento das necessidades de saúde a população, possibilitando interação entre trabalhador e usuário em uma relação pautada pela responsabilização mútua e construção de autonomia.


Palavras-chave


Atenção Primária à Saúde; Educação em Saúde; Educação Continuada

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.