Educação em saúde com agentes comunitários na zona rural de Manaus

Gilvan Gil Martins, Glauce Lenira Silva Belém, Joyce Maria Nina de Oliveira Trancoso, Nicolás Esteban Castro Heufemann

Resumo


Introdução: Os agentes comunitários de saúde (ACS) são de fundamental importância para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde e consolidação da Estratégia Saúde da Família, por constituírem o elo entre as necessidades da população e o sistema de saúde. Dessa forma, a educação em saúde (ES) para capacitação dos ACS em áreas rurais mostra-se necessária para gerar impactos positivos nas ações em saúde.

Objetivos: Ampliar o conhecimento teórico dos ACS em temas de seu cotidiano com vistas a aprimorar suas atividades de trabalho na comunidade e empoderamento pessoal.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trabalho descritivo realizado no posto de saúde rural São Pedro (PSRSP), zona rural de Manaus; com participação dos profissionais de saúde, docente da Universidade e acadêmicos de medicina. Foram elencados, junto com os ACS, temas relevantes no processo de trabalho dos mesmos; a seguir os acadêmicos de medicina propuseram-se a elaborar exposições dialogadas concernentes com a realidade rural, além de dinâmicas participativas, com periodicidade semanal, totalizando seis encontros. Os temas propostos foram: diabetes mellitus, diarréia, crescimento e desenvolvimento na infância e na adolescência, hipertensão arterial sistêmica, doenças sexualmente transmissíveis e atendimento pré-natal.

Resultados: Apesar das adversidades encontradas durante a realização dos encontros, como a distância entre o local de trabalho dos ACS e a escola municipal onde eram vivenciados os grupos de ES; e a participação dos ACS em outros eventos organizados pela Secretaria Municipal de Saúde, os ACS que estiveram presentes mostraram bastante interesse durante os encontros, buscando interagir com a temática e, principalmente, esclarecer suas dúvidas sobre os temas propostos. A utilização de vídeos educativos e dinâmicas de grupo, associada a uma explanação condizente com a realidade rural e objetiva, facilitou o entendimento e contribuiu para uma boa participação.

Conclusão ou Hipóteses: É necessário que haja maior empenho do gestor do PSRSP no fortalecimento da educação em saúde como ferramenta de formação dos ACS, bem como incentivar a continuidade de ações semelhantes a esta para que se tenham resultados comunitários de maiores proporções no futuro e condizentes com o que a realidade rural clama.

Palavras-chave


Educação; Saúde; ACS

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.