Educação à distância para a qualificação de gestores do SUS

Marina Barros França, Francisca Veronica Moraes de Oliveira, Kedimam Célis Barros Bastos, Helenita Maia da Costa Silva, Leonardo Guilbert Cavalcante Araújo

Resumo


Introdução: Com os processos de gestão de um sistema de saúde descentralizado exigem dos gestores uma constante apropriação de informações do sistema em todos os níveis. Diante disso, é importante os cursos realizados pelas instituições de ensino que visam a qualificação dos gestores, pois contribui, para o desenvolvimento do conhecimento e na organização dos processos de trabalho.

Objetivos: O trabalho tem como objetivo mostrar a importância da qualificação de gestores e profissionais de saúde no âmbito do SUS.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido na 2ª CRES/Caucaia e no ambiente virtual do Curso de Qualificação de Gestores do SUS. Os dados foram coletados a partir das disciplinas apresentadas no ambiente virtual, participação de fóruns e chats, artigos publicados na internet, livros e sites do Ministério da Saúde no período de abril de 2011 à novembro de 2011. A análise se deu através da criação de portfólios para as respectivas disciplinas estudadas.

Resultados: No decorrer do curso, percebemos que o conteúdo estudado estava dentro da nossa prática diária que antes era por nós desconhecida por não estar organizada em forma de aprendizado, ou seja, o trabalho era realizado, mas nem sempre estava clara a necessidade, era feito por ser mais uma atividade que deveria ser concluída.

Conclusão ou Hipóteses: Podemos concluir que a utilização de métodos facilitadores, como foi utilizado nesse curso, para a qualificação dos profissionais, são eficientes e devem ser utilizados nas atividades realizadas na gestão. Os gestores e os profissionais de saúde devem descobrir estratégias de acordo com a realidade da comunidade para colocar em prática suas atividades de educação em saúde.


Palavras-chave


Educação à Distância; Sistema Único de Saúde; Política Nacional de Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.