Educação a distância: ferramenta de especialização na Estratégia Saúde da Família

Lucia Helena da Silva Ferreira Ancillotti, Marilia Cavalcante Rangel Peregrina, Marcia Valéria Leal Guimarães

Resumo


Introdução: A especialização em Saúde da Família, modalidade a distância (EAD), tem um caráter inovador oferecendo processo formativo mediado por novas tecnologias que permitem ao trabalhador do SUS flexibilidade e autonomia para cursar uma pós graduação sem colocar em prejuízo suas atividades cotidianas, capacitando especialmente os profissionais que estão inseridos na Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Objetivos: Atender às necessidades de formação e de educação permanente para a consolidação da ESF. Contribuir com a formação de profissionais mais qualificados, aumentar a resolutividade da prática profissional, fortalecendo a Atenção Primária em Saúde (APS), tornando os serviços de saúde mais eficientes.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A concepção pedagógica que orienta o curso está pautada em uma pedagogia crítica, problematizadora. O enfoque metodológico visa: ao desenvolvimento da capacidade de auto-apredizagem; à troca permanente de informação entre os participantes e profissionais mais experientes, através de interação cooperativa que construa a marca para uma atuação em equipe, de forma co-responsável e interdisciplinar através dos fóruns e atividades práticas de caráter resolutivo. A duração do curso é de doze meses com estrutura modular divida em disciplinas com prazos determinados, mediada por materiais instrucionais e orientação tutorial, finalizando com a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

Resultados: A terceira geração da EAD foi possibilitada pela introdução da internet, surgindo assim uma forma de EAD em que a interação é mais presente, utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) o que permite trabalhar com um grande volume de informações e de forma mais veloz, possibilitando uma maior abrangência no alcance, formando mais profissionais a um custo menor. Além disso, o curso não tem barreira geográfica e, com isso, obtém-se economia de tempo e deslocamento. Usa recursos interativos e a integração de tecnologias proporciona flexibilidade e diversidade didático-pedagógico, tornando o aluno autônomo para se apropriar do instrumento e o utilizar de forma crítica e criativa.

Conclusão ou Hipóteses: “Educação a distância é uma forma de ensino que possibilita a autoaprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação”.


Palavras-chave


EAD; ESF; TICs

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.