Influência de equipes de pesquisa na compreensão da leishmaniose tegumentar em Xacriabá

Raquel Aparecida Ferreira, Juliana Lúcia Costa Santos, Ana Flávia Quintão Fonseca, Michely de Lima Ferreira Vargas

Resumo


Introdução: A Leishmaniose tegumentar (LT) é uma doença em expansão na comunidade indígena Xacriabá. Diante deste problema, uma equipe de pesquisadores do Laboratório de Leishmanioses do Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR) iniciou um estudo em 2008 na comunidade sobre a LT. Em 2012, uma equipe de pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Minas (ESP/MG) incorporou-se ao trabalho.

Objetivos: Logo, o presente relato faz parte de um estudo amplo, sendo que um dos objetivos específicos dos pesquisadores da ESP/MG foi avaliar o impacto de equipes de pesquisa, em particular da equipe do CPqRR, na compreensão de aspectos da LT pelos indígenas, tais como: tratamento e diagnóstico.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Para alcançar este objetivo realizaram-se grupos focais específicos com cinco grupos de usuários: professores, equipe de saúde, portadores da LT, não portadores da LT e pacientes que já trataram a LT e estão em controle. Os grupos focais foram gravados e posteriormente as gravações foram transcritas. Então, analisaram-se as falas através da técnica de análise de conteúdo e aprenderam-se seis categorias. Uma dessas categorias foi: o impacto da atuação de equipes de saúde, particularmente do CPqRR/Fiocruz, e a melhoria na compreensão sobre tratamento, diagnóstico e o ciclo da Leishmaniose Tegumentar.

Resultados: As equipes de saúde ouvidas apontaram a passagem de diversas instituições de pesquisa pela comunidade. Através da fala dos usuários fica explícito o grande papel social que estas instituições representam em relação ao repasse de informações esclarecedoras sobre a LT. Aparentemente, após a chegada dos pesquisadores do CPqRR, os usuários passaram a entender aspectos da LT, tais como ciclo, sintomas, etc. Entretanto, a não devolução de resultados e dados por algumas equipes de pesquisa é apontada como um grave problema. Além disto, há uma crítica ao fato do tratamento e diagnóstico não ficarem assegurados à comunidade. Esses aspectos geram nos usuários a sensação de desamparo e descrença.

Conclusão ou Hipóteses: Desta forma, evidenciou-se que a presença de instituições de pesquisa na comunidade melhorou o conhecimento dos usuários sobre aspectos da LT. Entretanto, faz-se necessário que as equipes de pesquisa, assim como nossa equipe, comprometam-se na devolução dos dados. Em relação aos problemas de tratamento e diagnóstico, esses envolvem interesses políticos por parte de autoridades governamentais.


Palavras-chave


Leishmaniose Tegumentar; Xacriabá; Equipes de Pesquisa

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.