Construção do aprendizado no sistema de saúde: visão dos acadêmicos de Medicina

Mariana Vilela de Castro, Eduardo de Castro Silva Junior, Natália Vieira Dias, Sara Rezende de Carvalho, Dayse Vieira Santos Barbosa

Resumo


Introdução: Este trabalho é um relato de experiência do Programa de Integração na Estratégia Saúde da Família (PIESF) do curso de Medicina da UniEvangélica, realizado por acadêmicos que cursaram esta disciplina entre os anos de 2008 a 2011.Foi baseado em registros de portfólios elaborados do primeiro ao sexto período e nos dados armazenados em um grupo de discussões online do sétimo e oitavo períodos.

Objetivos: O objetivo do estudo foi demonstrar o PIESF segundo a percepção dos discentes frente aos três blocos de estudo que integram a disciplina, fundamentados na metodologia da problematização.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O estudo constitui-se em relato de experiência da disciplina PIESF.A metodologia de elaboração deste trabalho partiu da obtenção de dados observados em portfólios individuais e também da visão crítica de quatro alunos que concluíram a disciplina em 2011.Esses portfólios constituíam-se em um dos instrumentos de avaliação da disciplina. Neles, os alunos registraram todas as atividades realizadas, bem como suas reflexões acerca das atividades realizadas, pesquisas e dados bibliográficos, referentes a cada período cursado do primeiro ao sexto período Durante o sétimo e oitavo períodos, os portfólios foram substituídos por um grupo de discussões online que podia ser acessado por professores e alunos.

Resultados: As reflexões, ora compartilhadas, contribuem para o entendimento de que a disciplina PIESF alcança objetivos mais abrangentes do que o seu significado propõe, pois ultrapassa o ideal de inserir o estudante de Medicina nos diversos níveis de atenção à saúde do SUS. O PIESF amplia o conhecimento dos acadêmicos sobre o sistema de saúde brasileiro, permitindo que os mesmos compreendam a dinâmica da estruturação em rede dos serviços. Propicia o conhecimento das Funções Essenciais em Saúde Pública, através da observação participante e da metodologia problematizadora, além da análise de como estas funções são desempenhadas na estrutura organizacional das SMS.

Conclusão ou Hipóteses: Conclui-se, ao término da experiência, que a disciplina PIESF alcança objetivos mais abrangentes do que seu significado propõe, promovendo a introdução dos alunos em diversos níveis de atenção à saúde, amplia o conhecimento dos acadêmicos sobre o sistema de saúde brasileiro e forma profissionais dotados de uma visão crítica passível de contribuir para melhorar o sistema existente.


Palavras-chave


Educação Médica; Sistemas de Saúde; Saúde da Família

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