Capacitação no controle da tuberculose para agentes comunitários de saúde em Fortaleza - CE

Lorrania Maria Sousa Bezerra, Suwyanny Mary Sousa Bezerra, Lecio Milano Sousa Bezerra, Maria Rosilânia Magalhães Chaves

Resumo


Introdução: Considerada pela (OMS) como preocupação sanitária a tuberculose (TB), continua a merecer atenção dos profissionais de saúde, pois obedece a todos os critérios de priorização de um agravo em saúde pública, de grande magnitude, transcendência e vulnerabilidade. A terapêutica eficaz e da disponibilidade de muitas tecnologias de saúde do mundo moderno, a TB permanece no cenário epidemiológico mundial.

Objetivos: Objetivou-se sensibilizar e capacitar o Agente Comunitário de Saúde (ACS) a realizar suas competências no Controle da Tuberculose e oferecer treinamento teórico e prático aos ACSs sobre TB.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um relato de experiência realizado no período de 12 de 18 de dezembro de 2012, onde se realizou Capacitação em Tuberculose enfatizando-se: clínica, epidemiologia da doença e ações de combate e controle de acordo com o Ministério da Saúde considerando o referencial teórico das atuais políticas públicas que norteiam e respaldam a prática dos profissionais encarregados da saúde. Ao final, realizou-se VD nas microáreas de cada ACS, a fim de verificar a atuação destes no controle da TB. O curso teve carga horária de 40 horas. Participaram 7 ACS de uma UBS em Fortaleza-CE.

Resultados: O nível de conhecimentos teóricos no pré-teste comparados ao obtido no pós-teste, reitera a importância da realização de ações que visem melhorar a atuação dos ACS sobre TB. Vem sendo discutido na literatura na medida em que se reconhece que a capacitação dos ACS é decisiva para o sucesso do controle recomendadas pelo MS. Sabe-se, que nos dias atuais, é dado um grande destaque à motivação profissional, promovendo assim a qualidade dos serviços prestados pela equipe profissional. Evidenciou-se melhora significativa na qualidade da abordagem à cerca da problemática da TB por parte dos ACS, assim como se intensificou de forma entusiasmada a rotina de VD.

Conclusão ou Hipóteses: Reafirmou a partir dos resultados apresentados que educação em saúde dos ACSs é imprescindível e pode ser vivenciada, elevando a qualidade da assistência e pode produzir resultados determinantes no controle dessa enfermidade.


Palavras-chave


Tuberculos; Agente Comunitário de Saúde; Assistência

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.