Avaliação dos idosos institucionalizados em patrocínio Paulista SP

Haroldo da Silva Santana, Gabriela Teodoro Furtado, Marcos Vinícius Batista Damasceno, Neide Chimicoviak, Cynthia Gomes Faleiros

Resumo


Introdução: Patrocínio Paulista é um município de 12 183 habitantes (IBGE-2007) e dispõe de 5 equipes da Estratégia Saúde da Família, sendo uma rural A equipe do bairro central (Centro) é a responsável por acompanhar a situação de saúde dos idosos da Instituição de Longa Permanência para Idosos.

Objetivos: Nesse estudo pretende-se avaliar o estado nutricional, a ocorrência de polifarmácia e a capacidade funcional dos idosos.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foram examinados todos os idosos residentes na ILPI sendo aplicado o Índice de Katz para avaliação da capacidade funcional e a Mini Avaliação Nutricional (MAN), além de se anotar todos os medicamentos usados rotineiramente tendo-se definida a Polifarmácia como o uso concomitante de 5 ou mais medicamentos.

Resultados: Dos 22 idosos, três foram excluídos por não apresentarem condições de terem sua avaliação completada. Dos 19 restantes, a média de idade é de 81 anos, com variação de 55 a 96 anos. Dez (52.6%) são homens e a média de idade dos homens é ligeiramente menor que as mulheres (79,3 x 82,8); em 80% dos homens ocorre a polifarmácia enquanto apenas 50% nas mulheres. Em relação à avaliação nutricional, metade dos homens e 44,4% das mulheres estão eutróficos. Entre os 19 idosos, 2 (10,5%) estão desnutridos, e 8 (42,1%) estão em risco nutricional. Considerando as categorias A e B do Índex de Katz, somente 7 idosos (36,8%) estão nesse estágio.

Conclusão ou Hipóteses: O estudo mostra um percentual elevado de idosos em todos os itens avaliados, seja a polifarmácia, o risco nutricional/desnutrição e a incapacidade funcional indicando a necessidade da equipe da Estratégia Saúde da Família e a da instituição elaborarem/reverem formas de modificar positivamente esse quadro.




Palavras-chave


Idoso; Nutrição

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.