Avaliação dos fatores de risco para hipertensão e diabetes em adolescentes escolares

Felipe Costa Klautau, Alan Gomes de Souza Contente, Pedro Albuquerque Rebello, Paulo Jusenir Giacomin Júnior, Rodrigo Costa de Oliveira

Resumo


Introdução: A Hipertensão e o Diabetes Mellitus estão constantemente associados, visto que possuem vários aspectos em comum, como fatores de risco, tratamento não-medicamentoso e, geralmente, a ausência de sintomas. Seus agravos são responsáveis por uma das principais causas de morbimortalidade na população brasileira, demandando estratégias para detecção de grupos de risco para intervenções preventivas.

Objetivos: Identificar adolescentes que apresentam riscos para Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial na Escola Senador Álvaro Adolfo, Ananindeua-PA, através da detecção dos seguintes fatores: pressão arterial, glicemia casual, alimentação, IMC, fatores genéticos e prática de exercícios físicos.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O estudo foi realizado segundo os preceitos da Declaração de Helsinki e do Código de Nuremberg, respeitando as Normas de Pesquisa envolvendo Seres Humanos do Conselho Nacional de Saúde, com a pesquisa iniciada após a aprovação do Comitê de Ética. Trata-se de um estudo prospectivo, quantitativo, descritivo e transversal, realizado no período de agosto de 2012 a junho de 2013 com adolescentes de 13 a 14 anos após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos pais ou responsáveis, com posterior realização de questionário com as seguintes análises: alimentação, prática de exercícios físicos, histórico familiar e detecção de pressão arterial, glicemia casual e IMC.

Resultados: Numa amostra de 44 adolescentes, 68,2% não realizam atividade física por mais de 4h por semana; 43,2% não consomem diariamente vegetais e frutas; 72,7% consomem diariamente frituras ou salgados; 29,6% possuem pais ou irmãos portadores de Diabetes; 56,8% possuem pais ou irmãos portadores de Hipertensão; 44,35% apresentam parentes de segundo grau portadores de Diabetes e/ou Hipertensão e 34,09% estão com o IMC na faixa de sobrepeso ou obesidade. Em nenhum dos entrevistados houve alterações nos níveis de glicemia casual. Tais dados mostram que 56% dos entrevistados, de alguma forma, apresentam fatores de risco para o acometimento de diabetes e hipertensão.

Conclusão ou Hipóteses: Os dados analisados mostram que mais da metade dos entrevistados se incluiu em grupos que apresentam fatores de risco para o acometimento de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus, sendo tais crianças e adolescentes possuidores de um modo de vida que compromete a diminuição da incidência do diabetes, da hipertensão, e de seus consequentes agravos, através do modelo preventivo.

 


Palavras-chave


Diabetes Mellitus; Hipertensão; Fatores de Risco

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.