As vantagens e as dificuldades do médico-educador

Ceres Martins Tajara

Resumo


Introdução: Trata-se o presente relato da experiência vivenciada no PET-Saúde da Faculdade de Medicina de Botucatu/USF-Vitoriana, que tem como objeto a integração do aluno com a rede de saúde pública primária, visando a formação de um profissional mais humanizado, que saiba lidar com as classes sociais menos favorecidas economicamente, na contramão da tradicional formação do profissional médico egocentrado.

Objetivos: Este relato não tem como foco principal o aluno, mas sim demonstrar as vantagens e dificuldades encontradas pelo médico-educador, com relação ao ensino no PET-Saúde/IUSC da Faculdade de Medicina de Botucatu, aplicada na USF-Vitoriana.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A experiência vivenciada em pouco mais de 1 ano e meio de ensino demonstrou a importância do PET-saúde não só para o aluno mas para o médico-educador, pois o mesmo está sempre em contato com os alunos, se atualizando obrigatoriamente, buscando novas técnicas de pedagogia, ensinando e aprendendo também.

Resultados: A experiência vivenciada, conforme relatada, aliada a outros fatores como: a proximidade com a faculdade; o acesso a cursos e palestras oferecidos; as reuniões de tutores com os catedráticos; juntos acrescentam muito na qualidade profissional do médico-educador, que além da sua satisfação pessoal e profissional, tem reflexo imediato na qualidade do atendimento prestado por ele na rede pública.

Conclusão ou Hipóteses: Muito embora a experiência vivenciada traga ao médico-educador qualidade profissional, em contrapartida, a estrutura do serviço público, dificulta o ensino e consequentemente o aprendizado, pois a sala de aula é o Posto de Saúde e o médico-educador acaba acumulando duas funções ao mesmo tempo, pois além de ensinar aos alunos, acumula sua obrigação no fluxo de atendimento da Unidade.


Palavras-chave


Medicina da Família; PET - IUSC; Médico-educador

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