Atividades interdisciplinares mediando a busca de melhor qualidade de vida

Silviane Ribeiro Castilho, Michel Quaresma Rodrigues, David Américo de Assunção Júnior, Andrea Girard da Silva, Réia Sílvia Lemos

Resumo


Introdução: A extensão tem na interdisciplinaridade a possibilidade do trabalho conjugado na busca de soluções e quando a equipe envolvida deve ter respeito ao outro e às suas limitações, tolerância, empatia; ética e fornecer dicas desempenho para o projeto e tudo o que o envolve. A saúde é uma necessitada desse tipo de ação, sendo o público atingido por este trabalho o grande beneficiado.

Objetivos: Levar ao público beneficiário das ações conjuntas de estudantes de cursos de graduação de áreas diferentes áreas de formação orientações de promoção da qualidade de vida na prevenção de doenças e exercício da cidadania.

Metodologia ou Descrição da Experiência: As atividades foram realizadas mediante palestras de cunho ilustrativo, expositivo e explicativo, com ou sem auxílio de equipamentos multimídia; interação em dinâmicas de grupos (jogo de pistas, soletrando com palavras-chave das palestras, ‘quis’ com as dúvidas mais comuns dos estudantes sobre os temas), exposição de materiais de saúde bucal e educação nutricional, teatralização de fantoches, elaboração e distribuição de material educativo (folder).

Resultados: As atividades multiprofissionais em registro são de oito ações nos meses de Maio a Novembro de 2012, em escolas públicas e em uma creche municipal, totalizando um público de 920 pessoas: crianças da creche, estudantes dos níveis de Ensino Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos), professores e funcionários de escolas públicas municipais (EM) e estaduais (EE) nos seguintes locais: Creche Municipal ‘Santa Rosa’, EM ‘Amália Paumgartten’; EE ‘Benjamin Constant’, EE ‘Norma Morhy’, EE ‘Humberto de Campos’, EE Instituto de Educação do Pará.

Conclusão ou Hipóteses: As ações multiprofissionais continuam em andamento e as palestras abordam temas variados sobre saúde física, psíquica, social e direitos humanos. Verificou-se que ações conjuntas são mais completas e eficientes na educação em saúde, principalmente para escolares, pois quando apresentam dúvidas sobre um tema, a palestra seguinte responde aos questionamentos e a satisfação se expressa.

 


Palavras-chave


Atividade Coletiva; Educação em Saúde; Modelo de Atenção Integral à Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.