Atividades coletivas: uma ferramenta para mudança de estilo de vida

Luzimary Leão Parreira da Silva, Mírthis Denilza Macêdo da Silva, Rita Maria Araujo Barbalho, Carla Norat Bastos Rosas

Resumo


Introdução: O Modelo de Atenção Integral à Saúde adotado pela Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil – CASSI, tem na Educação em Saúde um importante eixo norteador desenvolvido a partir de necessidades identificadas e estruturadas em abordagens individuais e coletivas, visando estimular a reflexão, a mudança de comportamento e fortalecimento do autocuidado.

Objetivos: Avaliar se as atividades coletivas realizadas em 2012, na CASSI Unidade Pará, estavam alinhadas ao desenho das necessidades e critérios de organização previstos em normas, identificando ainda a participação nos eventos programados.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Avaliação das necessidades conforme perfil epidemiológico contemplado nos protocolos dos Programas de Saúde da CASSI (Bem Viver, Plena Idade, Gerenciamento de Condições Crônicas, Saúde Mental, Viva Coração) e Atenção à Saúde do Trabalhador; critérios de organização: distribuição anual com mínimo de 20 (vinte) atividades, coordenadas e conduzidas pela equipe multidisciplinar da ESF, através de reuniões de discussão e planejamento, articulações e parcerias para facilitadores e público alvo, conforme a temática a ser trabalhada, organização de logística e avaliação do evento.

Resultados: Foram realizadas 23 Atividades Coletivas contando com 443 participações, com temas como o controle da Pressão Arterial, o cuidado com o Pé Diabético, a Administração do Estresse, a Qualidade do Viver, adoção de um Estilo de Vida Saudável e outros. Entre as realizadas, 48% foram voltadas à Saúde do Trabalhador. Todos os Programas de Saúde foram contemplados e o planejamento e execução contou sempre com os profissionais da equipe multidisciplinar. As avaliações preenchidas pelos participantes, ao final de cada atividade, apontaram para um nível superior a 80% de satisfação com o evento.

Conclusão ou Hipóteses: As atividades programadas e realizadas demonstram contemplar as necessidades do público alvo assistido pela equipe, dos Programas da CASSI e do Convênio da CASSI com o Banco do Brasil na Atenção à Saúde do Trabalhador, com um planejamento mais alinhado a proposta de ação coletiva, melhor adesão ao convite e um nível de satisfação importante.



Palavras-chave


Atividade Coletiva; Educação em Saúde; Modelo de Atenção Integral à Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.