Ativação de rede intersetorial na construção da promoção da cultura de paz

Maria da Conceição Carneiro Pessoa de Sa, Jordana de Lima Silva Santos, Vanessa de Oliveira Tenório, Magda Maria Ferreira de Lucena

Resumo


Introdução: A Organização das Nações Unidas define cultura da paz como um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida, baseados no respeito à vida e na promoção dos direitos humanos e das liberdades fundamentais, na prática da não violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação, podendo ser uma estratégia política para a transformação da realidade social.

Objetivos: O presente trabalho tem como intuito apresentar o relato de experiência para a formação de uma rede intersetorial, tendo como foco o desenvolvimento da promoção da saúde e estímulo para uma cultura de paz de um município de Alagoas.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foram realizadas três oficinas com profissionais de várias instâncias. O tema central foi a discussão da Política Nacional de Promoção da Saúde, e a apresentação dos objetivos do grupo e sua proposta de ação em prol da melhoria da qualidade de vida da população. Foram realizados quatro mutirões priorizando ações de promoção da saúde e cultura de paz nos territórios que apresentam maior risco de situações de violência, priorizando os espaços das escolas municipais. Verificou-se que as redes sociais constituem um espaço de fortalecimento dos sujeitos, onde a interação, a solidariedade e o apoio mútuo são fatores fundamentais para a construção, reflexão e solução de problemas.

Resultados: A intenção da formação da rede foi desencadear um processo de construção de teias de saberes e práticas, permitindo meios para uma articulação intersetorial em busca de uma melhor qualidade de vida fazendo com que os atores sociais se relacionassem sem diferenças hierárquicas, fazendo parte da rede e interagindo entre si, socializando vivências e saberes em prol de uma coletividade. O trabalho em rede envolveu o desenvolvimento de atividades de educação permanente, como oficinas construídas a partir de cada realidade, com o propósito de qualificar a atenção, humanizá-la e preparar os profissionais dos diferentes níveis assistenciais para o trabalho compartilhado.

Conclusão ou Hipóteses: Por meio do compromisso e participação de todos, foram construídos consensos e formadas parcerias através de uma rede incluindo vários setores, organizações e comunidades. A expectativa foi de promover a intersetorialidade e empoderamento das comunidades no processo de construção de soluções para melhorias de suas condições de vida.


Palavras-chave


Ação Intersetorial; Gestão em Saúde; Promoção da Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.