Atendimento à demanda espontânea e agendada em Água Doce, Santa Catarina

Silvia Monica Bortolini, Denis Conci Braga, Rodnei Bertazzi Sampietro, Cristiano Abel Panazolo, Lucas Vinicius Bortoli Debarba

Resumo


Introdução: O acolhimento dos usuários no Sistema Único de Saúde (SUS) tem sido tema recente de publicações que visam melhorar a acessibilidade e, sobretudo, a qualidade do atendimento. Diversas experiências foram descritas, variando de acordo com as características da população bem como a estruturação dos serviços prestados.

Objetivos: Descrever as características do acolhimento e a dinâmica do atendimento médico à demanda espontânea e agendada aos usuários do SUS no município de Água Doce, situado no meio oeste de Santa Catarina.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de estudo prospectivo, observacional, realizado a partir da agenda médica das duas Estratégias Saúde da Família (ESF) Irmã Thereza Uber e Alzira Itália Ferretti, as quais estão situadas no mesmo espaço físico. O período compreendido para coleta dos dados foi de julho a novembro de 2012. Foram incluídos no estudo todos os pacientes atendidos no período. Ainda, para a taxa de não comparecimento, foram contabilizados aqueles que agendaram previamente consulta e não compareceram na data pré-estabelecida.

Resultados: As áreas de abrangência das ESFs são 4095 e 3980 habitantes. A cada turno são atendidos 15 pacientes em caráter eletivo. Destes, dez são atendidos por ordem de chegada e cinco agendados previamente. Este agendamento é feito pessoalmente ou por telefone, pelo próprio paciente ou familiar. Estes atendimentos são realizados na metade do turno (10h ou 16h). Assim, os atendimentos de urgência e emergência que chegam a unidade podem ser melhor manejados. Além disso, aumenta-se o tempo que pode ser destinado a atividades promoção ou prevenção. Foram atendidos 3483 pacientes. Dentre os agendados (n = 1080), o absenteísmo foi de apenas 8,33% para uma estratégia e 9,07% para outra.

Conclusão ou Hipóteses: Ainda que haja necessite readequações, consideramos a adoção do agendamento prévio positiva, que resultou na melhor qualidade dos serviços prestados. Numa próxima fase, a idéia de aumentar o número de agendamentos nos parece ser uma alternativa que pode reduzir as filas de espera que se formam todos os dias, em busca de atendimento médico.


Palavras-chave


Acolhimento; Saúde Pública; Demanda Espontânea

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