Atenção humanizada ao parto normal

Denise da Cunha Nascimento, Letícia da Silva Pereira

Resumo


Introdução: O parto é um importante evento na vida da mulher, sendo um momento único para mãe e filho. O não conhecimento da gestante sobre as modificações causadas pela gestação no corpo materno e sobre o trabalho de parto contribui para que ela manifeste medo e ansiedade neste momento. O enfermeiro deve prestar um cuidado humanizado à mulher, ao recém-nascido e à sua família no ciclo gravídico-puerperal.

Objetivos: Os objetivos do presente trabalho foram compreender a atuação do enfermeiro na assistência a parturiente e conhecer ações humanizadas segundo preconizado pelo Ministério da Saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O estudo consistiu na revisão dos Manuais do Ministério da Saúde e na análise de artigos científicos que abordassem a temática, disponíveis através da Biblioteca Virtual da Saúde nas bases de dados LILACS. Foram utilizados na busca eletrônica os seguintes descritores: humanização and parto.

Resultados: Onde foram evidenciados 4 eixos temáticos: Como deve ser o atendimento humanizado; Fatores que influenciam na qualidade da assistência prestada à parturiente; Aplicação de técnicas não farmacológicas para o alivio da dor como forma de humanização do parto; e Atuação do enfermeiro obstetra no alivio da dor.

Conclusão ou Hipóteses: O estudo oportunizou conhecer a atuação do enfermeiro cuja formação está voltada para um atendimento das necessidades da parturiente sem o uso desnecessário de técnicas e condutas que interfiram no processo fisiológico do trabalho de parto e parto. A humanização da assistência se faz presente também nas relações interpessoais, sobretudo entre profissional, cliente e acompanhante (Basile, 2004).


Palavras-chave


Parto Humanizado; Humanização; Parto

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.