A importância da prática em APS na formação do cirurgião dentista

Liliane Silva do Nascimento, Gustavo Antônio Martins Brandão

Resumo


Introdução: Por anos a formação do cirurgião dentista no Brasil foi centrada no curativismo e na formação de profissionais para o mercado privado. A implantação do SUS e as novas diretrizes curriculares nacionais têm papel importante neste novo modelo de formação. A odontologia dentro da família com as diretrizes do Brasil Sorridente vislumbram uma tendência a mudança do perfil de edentulismo no país.

Objetivos: Este estudo propõe avaliar a estratégia de ensino na formação do profissional de odontologia nas práticas extramuros na APS.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Utilizou-se metodologia de pesquisa ação com acompanhamento direto das práticas nas unidades de saúde da família no município de Belém e acompanhamento e discussão das práticas em sala virtual. A vivência na unidade era realizada duas vezes por semana por 4 meses no ano de 2012/2013. Participaram 50 concluintes do curso de odontologia distribuídos em 7 unidades de saúde da família do município de Belém/PA.

Resultados: Os acadêmicos desenvolveram estratégias especificas e adaptadas para atuar dentro das equipes, uma vez que as unidades não possuíam ESB cadastradas, portanto as atividades de referencia em saúde bucal eram desempenhadas pelos discentes e docente responsável pelo estágio. Os resultados da avaliação mostram que todos os alunos relataram a importância e o diferencial da vivência na APS em sua formação e futuro profissional. As visitas domiciliares possibilitaram a aproximação das praticas de cuidado em saúde bucal dentro da realidade vivida pelas comunidades assistidas, fato que resultou diretamente na proposição e formação de novas formas alternativas de cuidado em saúde bucal.

Conclusão ou Hipóteses: As práticas extramurais como ferramenta de aprendizagem e formação do profissional para atender as DCN apresentou um resultado esperado, pois o vivenciar as práticas de odontologia em famílias, colocou de modo vivencial a saúde bucal dentro do contexto real da interdisciplinaridade, onde a saúde bucal se revela como um indicador importante na qualidade de vida da população assistida.


Palavras-chave


Atenção Primária a Saúde; Odontologia; Saúde da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.