A implantação da educação permanente em saúde numa unidade básica de saúde

Alxandre Cantarino Barbosa

Resumo


Introdução: A EPS é reconhecida como ação que articulada com fim de transformar as práticas de saúde e da organização no trabalho. Optou-se por investigar impactos da implantação da EPS nas relações interpessoais dos Agentes Comunitários de Saúde e no processo de trabalho dos profissionais inseridos na Estratégia Saúde da Família do CMS Dr. Flávio do Couto Vieira da CAP 3.3 da cidade do Rio de Janeiro.

Objetivos: Descrever as vivencia dos ACSs no processo de implementação da EPS no CMS Dr. Flávio do Couto Vieira. Apontar as dificuldades encontradas na implantação da EPS no CMS referido. Articular junto à comunidade a participação de outros agentes no programa de EPS, edificando a intersetorialidade.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo observacional e descritivo em que se utilizou o relato de experiência do autor na implantação da EPS no CMS Flávio do Couto Vieira, da Coordenação de Área de Planejamento 3.3 ,Anchita, Rio de Janeiro.A implantação da EPS se deu após o autor ter iniciado uma atividade de um grupo de apoio e capacitação de cuidadores, voltado para atender as demandas dos usuários que possuíam familiares idosos e ou pacientes com grande grau de dependência.Neste grupo começou-se a desenvolver atividades educativas ,nos moldes da EPS e com a participação aberta dos ACSs, Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros e demais profissionais do referido CMS.

Resultados: Ao longo desse processo percebeu-se que a atividade deste grupo se desdobrava, tendo ação também sobre os ACS e demais funcionários, através das declarações no livro de registro do grupo. Aproveitando os ensejos trazidos pelos ACSs, iniciou-se nas reuniões de equipe semanais, além de discussão de casos, um processo de EPS com foco na abordagem de temas de relevância para a ESF. A equipe percebeu que estas ações foram se desdobrando em outras trazendo um sentido siguinificativo refletindo em ação motivadora para as práticas operacionais cotidianas.

Conclusão ou Hipóteses: Observou-se que existiu um fator dificultador na instalação da EPS no referido trabalho, sendo este, a falta de associação da prática educativa com a necessidade operativa do trabalho diário.

A despeito de um reconhecimento e de uma maior apropriação por parte de todos os profissionais de saúde a EPS demonstrou-se instrumento valioso para o fortalecimento da APS no CMS Flávio do Couto Vieira.


Palavras-chave


Educação Permanente; Atenção Primária a Saúde; Estratégia; Saúde da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.