A experiência da implantação da caderneta de saúde do adolescente no Pará

Marcia Helena Jucá Nogueira, Marcia Monteiro da Silva, Michele da Silva Malcher Bispo, Sônia Maria Saraiva de Freitas, Vera Luce Canto Bertagnoli

Resumo


Introdução: Nas Diretrizes Nacionais de Saúde do Adolescente e Jovem, a Caderneta de Saúde do Adolescente (CSA) é um instrumento de apoio aos profissionais de saúde e de educação para monitoramento e registro do estado de saúde de usuários do SUS na faixa etária de 10 a 16 anos, constituindo-se em uma das linhas do Pacto Mais Juventude na Saúde. Esta estratégia vem sendo implantada no Pará desde 2010.

Objetivos: Relatar a experiência dos técnicos da Coordenação Estadual de Saúde do Adolescente e Jovem do Pará (CESAJ), no processo de implantação da CSA nos municípios do estado.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Este estudo foi realizado por meio de pesquisa documental e bibliográfica tendo como fonte de dados relatórios técnicos, atas de reuniões, fichas de avaliação, listas de frequência e outros documentos oficiais. Foram analisados os relatórios técnicos das oficinas realizadas, no período de 2010 a 2012. A implantação da CSA é realizada por meio de oficinas de trabalho segundo a metodologia problematizadora, fortalecendo a intersetorialidade através da participação de profissionais de saúde, educação e controle social. O processo inicia-se pelo contato com o Centro Regional de Saúde para planejamento e organização da oficina, cuja realização culmina com a elaboração do Plano de Ação Municipal.

Resultados: No período de 2010 a 2012 foram realizadas 21 oficinas, abrangendo 44,3% dos municípios paraenses, isto é 62 municípios, nos quais foram distribuídas 465.000 CSA, no período de 2010 a 2012. Dos 556 profissionais capacitados, 49,64% foram da saúde, 32,91% da educação e 17,44% do controle social. Atingiu-se um incremento de 165% no total de profissionais capacitados de 2010 para 2011. Em 2012 a principal estratégia utilizada foi o monitoramento e avaliação, cujo incremento foi de 525% no total de municípios acompanhados de 2011 para 2012.

Conclusão ou Hipóteses: Os resultados apontam a necessidade de promover educação continuada dos profissionais de saúde, educação, assistência social e comunidade escolar que integram a rede de atenção dos municípios. Com o propósito de fortalecer a integralidade das ações de saúde voltadas aos adolescentes, sugere-se a reorientação dos serviços com base nas necessidades e singularidades desta população.


Palavras-chave


Caderneta de Saúde do Adolescente; Educação continuada; Municípios paraenses

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.