Análise de polifármacos em idosos asilados em Mairiporã - SP

João Antonio Bertolini Gonçalves, Igor Prat Medeiros, Monica Isabel Ferreira

Resumo


Introdução: A polifarmácia definida como o uso de cinco ou mais medicamentos, e está associada ao aumento do risco e de comorbidades. Estima-se que a prevalência de psicofármacos em asilados chegue a 63%, o que contribui para que ocorram as interações medicamentosas em maior proporção nesses pacientes, o que justifica maior preocupação com essa população.

Objetivos: O objetivo do estudo é avaliar a prevalência de polifármacos pelos idosos asilados na instituição Lar São Vicente de Paula em Mairiporã SP.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O estudo consistiu em análise dos prontuários dos 29 pacientes que encontram-se no asilo.

Resultados: Dos pacientes analisados, 18 são mulheres e 11 homens, todos com idade entre 60 e 90 anos. Atualmente 58,62% (17 pessoas) dos idosos asilados usam cinco ou mais medicamentos, considerando uma situação de polifármaco.

Conclusão ou Hipóteses: Concluí-se que, os idosos do asilo São Vicente de Paula, recebem um número de medicação que se enquadra no conceito de polifármaco, o que pode contribuir para uma piora na qualidade de vida, comorbidades e aumento de mortalidade.Sugere-se assim, a revisão das medicações.


Palavras-chave


Polifarmácia; Idosos; Asilo

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.