Gravidez na adolescência na comunidade do loteamento Santa Teresinha, Porto Alegre

Glayds Monteiro de Carvalho, Ana Amelia Bones

Resumo


Introdução: Introdução: a gravidez na adolescência é ainda um problema de saúde coletiva no Brasil e em alguns países, uma vez que pode desencadear complicações obstétricas, com repercussões para a mãe e o recém-nascido, como também problemas psico-sociais e econômicos.

Objetivos: Objetivos: descrever a situação da gravidez em adolescentes de 10 a 19 anos, residentes na comunidade do Loteamento Santa Teresinha em Porto Alegre, relacionando sua condição socioeconômica e educacional.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Métodos: o estudo foi realizado com 35 gestantes que fizeram pré-natal durante o ano de 2012 na Estratégia de Saúde Santa Marta localizada no centro de Porto Alegre. Variáveis dependentes: gestantes adolescentes até 19 anos e acima de 19 anos. Foram estudados dois grupos de gestantes dependendo da faixa etária: gravidez na adolescência de 10 a 19 anos e gravidez com idade a partir de 20 anos. Variáveis independentes relacionadas aos adolescentes: idade, escolaridade e ocupação.

Resultados: Resultados: na faixa de 10 a 19 anos, 49% não estavam trabalhando e apresentavam baixa escolaridade. Ocupação principal da comunidade é a coleta de lixo reciclável nas ruas e a venda deste material para os galpões de reciclagem, ganhando até um salário mínimo mensal. Na faixa acima de 20 anos encontramos maior proporção de gestantes(61%) na faixa de 20 a 25 anos. Todas as gestantes apresentavam também baixa escolaridade e apenas 10 trabalhavam para ajudar na renda familiar, ganhando um salário mínimo mensal.

Conclusão ou Hipóteses: Conclusões: a gravidez na adolescência está associada com o abandono à escola. A baixa escolaridade materna está relacionada a um risco maior de mortalidade materna, infantil, baixo peso ao nascer e recém-nascido prematuro. Esta análise faz-se necessária para refletir sobre a importância de investir com a educação na adolescência nas comunidades de baixa escolaridade e baixa renda familiar.




Palavras-chave


Gravidez na Adolescência; Comunidade do Loteamento Santa Teresinha; Estrategia de Saude da Familia

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.