Fatores inerentes aos serviços e as famílias associados ao acolhimento/acesso

Liliane da Consolação Campos Ribeiro, Maria Letícia Ramos Jorge, Regina Lunardi Rocha, Lilia Aparecida Campos Ribeiro Barbosa, Valéria Cristina Leal Batista

Resumo


Introdução: O acolhimento constitui-se em tecnologia para a reorganização dos serviços, com vistas à garantia de acesso aos serviços de saúde.

Objetivos: O objetivo desta pesquisa foi avaliar os fatores inerentes aos serviços e as famílias associados ao acolhimento/acesso às crianças de zero a seis anos, em relação ao tipo de serviço de saúde preferencial para o atendimento.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Constitui-se de um estudo transversal, em uma amostra aleatória estratificada e proporcional realizada com 384 responsáveis por crianças cadastradas em cinco equipes de saúde da família. As informações foram coletadas nos meses de maio e junho de 2009, por meio do instrumento elaborado e validado no Brasil, chamado Primary Care Assessment Tool (PCATool). Foram realizadas análises descritivas, univariada e de regressão logística múltipla, adotando-se o nível de significância p<0,05.

Resultados: A maioria dos entrevistados identificaram as equipes de saúde da família como fonte regular de atenção para o cuidado às crianças (77,6%). Os que foram designados para serem assistidos na saúde da família obtiveram 18,15 vezes mais chance de ter acesso dos que puderam escolher o serviço. A criança doente tem 64% menos chance de procurar a Estratégica Saúde da Família em relação às sadias. A classe D/E tem 10,20 vezes mais chance de utilizar a Saúde da Família, seguida da classe C que tem 6,11 vezes em relação a classe A. Não houve diferenças significativas entre as condições de acolhimento/acesso a saúde da família pela forma de organização do serviço.

Conclusão ou Hipóteses: Pode-se concluir, nesse trabalho que o que determinou o acolhimento/ acesso aos serviços de saúde da família foram as condições vivenciadas pelas famílias.




Palavras-chave


Acolhimento; Acesso aos Serviços de Saúde; Avaliação dos Serviços de Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.