Análise da distribuição espacial da hanseníase no município de Curionópolis no Pará

Lorena Elaine Pina Salomão, Vera Regina da Cunha Menezes Palácios, Rosa Castália França Ribeiro Soares

Resumo


Introdução: A Hanseníase é causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, um parasita intracelular obrigatório, com alto poder infectante e baixo poder patogênico. O Brasil apresenta o segundo lugar do mundo em incidência e prevalência, tendo destaque as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.

Objetivos: Analisar a distribuição espacial da hanseníase no município de Curionópolis, contido na região de integração de Carajás do Estado do Pará, no período de 2007 a 2010.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo do tipo ecológico, descritivo e retrospectivo, com 78 pacientes notificados no período de 2007 a 2010 pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS). Adicionou-se ao banco de dados georreferenciado uma base cartográfica com limites territoriais disponibilizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os softwares DNR Garmin e TrackMaker 11.8 foram usados para descarregar os pontos. Para a depuração, geração e análise das imagens foram usados os Softwares TabWin, ArcGis 9.3, ArcView 3.3 e TerraView 3.2.1. Foram analisadas variáveis epidemiológicas, operacionais e ambientais.

Resultados: O perfil encontrado foi: sexo masculino (52,56%), faixa etária de 15 a 59 anos (67,95%), raça parda (70,51%), ensino fundamental completo (28,20%) e forma multibacilar (73,07%). 12,82% dos casos foram em menores de 15 anos. O Coeficiente de Detecção (CD) encontrado foi hiperendêmico na média dos anos estudados. A distribuição geográfica se mostrou concentrada próxima a garimpos, à sede do município e a rodovias de acesso.

Conclusão ou Hipóteses: A rápida urbanização local, com aglomerações humanas e péssimas condições de sobrevivência, gerou um ambiente com cenário propício à disseminação da doença e ao tipo de distribuição espacial do agravo no município.


Palavras-chave


Análise Espacial; Hanseníase; Curionópolis

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.