Agentes comunitários de saúde e a educação em saúde: uma estreita relação

Ulicélia Nascimento de Azevedo, Josefa Waldenora da Costa, Ivan Tiago de Lyra

Resumo


Introdução: O Agente Comunitário de Saúde (ACS) pode ser definido como um mediador entre a comunidade e a Estratégia Saúde da Família (ESF). Desse modo, a educação em saúde promovida pelo ACS torna-se essencial para sensibilização dos usuários, por possibilitar a obtenção de resultados significativos quanto à promoção da saúde e prevenção de doenças na comunidade onde atua.

Objetivos: Relatar a importância das ações de educação em saúde desenvolvidas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), dentro da ESF, nas comunidades onde atuam, e enumerar essas ações a partir de pesquisa bibliográfica sobre o assunto.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Esta pesquisa caracteriza-se como uma revisão de literatura tendo como fonte de pesquisa artigos encontrados em bases de dados na internet, sites, revistas eletrônicas, relatos de experiência, livros, entre outras correlacionadas ao tema do trabalho. Todas as buscas foram realizadas no período de dezembro de 2012 a janeiro de 2013. Para facilitar os termos da pesquisa, foram utilizados os seguintes descritores a partir da utilização da base de dados SCIELO (http://decs.bvs.br): Educação em Saúde; Agente Comunitário de Saúde; Programa Saúde da Família. Todos os artigos utilizados para formulação da pesquisa encontram-se em língua portuguesa.

Resultados: Os ACS são peças chave para a divulgação das informações em saúde, pois iniciam o processo de educação durante a visita domiciliar de forma individual e familiar. Na educação em saúde para grupos de usuários e comunidade em geral, podem ser utilizadas diversas metodologias: rodas de conversa, dinâmicas, vídeos informativos, ou palestras na sala de espera. Além disso, utilizar músicas, paródias e peças teatrais sobre temas ligados a saúde facilitam a absorção da informação com linguagem acessível a todos os grupos etários. Experiências exitosas em diversas comunidades do País demonstram a eficácia de ações de educação em saúde com atuação dos ACS na ESF.

Conclusão ou Hipóteses: Os ACS representam um elo entre a comunidade e a ESF. São, portanto, essenciais na execução do trabalho de prevenção de doenças e na promoção da saúde, característicos da Atenção Básica. Iniciam a educação em saúde na própria residência do usuário e junto à comunidade em geral. Com os demais profissionais da ESF podem desenvolver ações de educação em saúde de forma eficaz e efetiva.




Palavras-chave


Agente Comunitário de Saúde; Prevenção; Educação em Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.