Ações educativas em urgência e emergências como suporte educacional para estudantes

Elias Bruno Santana Falcon, Taynah Monick Ferreira, Bruna Regina Pinheiro de Paiva, Silvia Cristina Leite Rodrigues, Denise Silva Pinto

Resumo


Introdução: A educação em saúde visa combinações de experiências de aprendizagem com vistas a facilitar ações voluntárias conducentes à saúde. Assim, a educação em saúde em urgência e emergência torna-se uma das estratégias para o desenvolvimento de ações de controle e prevenção de agravos à saúde que necessitam de atenção médica imediata reestruturando a prática assistencial tradicional.

Objetivos: Relatar as experiências vivenciadas por acadêmicos de saúde do Pet-Saúde Ananindeua da UFPA na atenção às urgências e emergências, empregadas junto à população, mediante as ações de prevenção aos agravos real ou potencial de risco de vida.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foram realizadas três visitas a Escola Estadual Agostinho Brito junto aos alunos do ensino médio que totalizaram setenta e cinco jovens divididos em três turmas ministrando-se palestra teórico-prática a respeito do tema "Reanimação Cardiopulmonar-Suporte Básico de Vida Para Leigos", abordado aos moldes do Advanced Cardiovascular Life Support (ACLS). Iniciou-se com pergunta aos estudantes; em seguida explanaram-se as medidas iniciais a serem tomadas; logo após iniciou-se atividade prática; terminando com novos questionamentos. Esperava-se dos alunos o reconhecimento de uma parada cardiorrespiratória, recorrer ao serviço de urgência móvel SAMU, executar manobras de reanimação.

Resultados: Os trabalhos apontados nas estratégias de ensino dos estudantes como processo permanente de conhecimento contribuíram para despertar o interesse entre os estudantes, entretanto fica evidente as dificuldades no reconhecimento preciso e ordenado de medidas a serem tomas diante de um paciente critico especialmente a verificação de sinais vitais. Antes do treinamento de primeiros socorros, os estudantes desconheciam ou realizariam procedimentos incorretos. Após o treino estes sequenciaram as ações de forma adequada e tecnicamente corretas, bem como acionaram o serviço de urgência móvel e indicaram precisamente as manobras de reanimação cardiopulmonar.

Conclusão ou Hipóteses: A Educação Permanente em saúde deve fazer parte da rotina do serviço de educação de jovens e adultos objetivando otimizar a assistência a população uma vez que a ação conjunta e precoce da comunidade contribui para minimizar danos à saúde e perdas econômicas previdenciárias e em tratamento de complicações na saúde que poderiam ser evitadas.


Palavras-chave


Urgência e Emergência; Educação em Saúde; Saúde Escolar

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.