Avaliação de idosos atendidos em um PSF do município de Ipatinga

Aiala Xavier Felipe da Cruz, Aiane Xavier Felipe Batalha, Fernanda Lima Fernandes, Luísa Lage Souza Vidal

Resumo


Introdução: Diante do aumento da expectativa de vida brasileira, torna-se imprescindível ações que visam prevenir e detectar precocemente situações de risco, garantir maior autonomia e melhoria da qualidade de vida. A Avaliação Multifuncional do Idoso (AMI) detecta as deficiências, incapacidades e desvantagens que o idoso apresenta suscitando num grande número de diagnósticos clínicos.

Objetivos: Avaliar a capacidade funcional e os principais fatores que favorecem a qualidade de vida de indivíduos idosos residentes no bairro Vila Militar do município de Ipatinga, identificando problemas de saúde condicionantes de declínio funcional.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Pesquisa de caráter descritivo e quantitativo, realizada na Unidade de Saúde de Família do bairro Vila Militar do município de Ipatinga, MG. A amostra foi composta por 183 pacientes com idade acima de 60 anos, de ambos os sexos. A coleta dos dados ocorreu por meio da execução da avaliação funcional individual de cada participante. Essa avaliação envolveu questões de influência na qualidade de vida de acordo com o instrumento utilizado: visão, audição, mobilidade, memória, humor, incontinência urinária, risco de quedas, perda de peso, comprometimento das atividades diárias e suporte social.

Resultados: Problemas de visão foram detectados em 76% dos avaliados. Entre 2% e 9% demonstraram alguma forma de dificuldade na mobilidade e 19% referiram quedas no último ano, destacando-se que 64% relataram presença de escadas no domicílio e 59% de tapetes. Incontinência urinária foi relatada por 52%, sendo que 30% afirmaram embaraçar-se com isso. Perda de peso foi referida por 8% e apenas 9% afirmaram não contar com suporte social.

Conclusão ou Hipóteses: Foi possível identificar as incapacidades desta população, bem como rastrear indivíduos de maior risco e fornecer subsídios para intervenções precoces na promoção à saúde, visando à manutenção da autonomia e independência através de ações preventivas que poderão postergar ou evitar o aparecimento de uma massa de idosos com limitações físicas e mentais, e um conseqüente custo econômico e social.




Palavras-chave


Saúde do Idoso; Avaliação Multidimensional; Envelhecimento

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.