Ações da CIPA como sensibilizadora para os colaboradores da APS Santa Marcelina

Elizabete da Conceição de Lima Santos dos Reis, Iere Silva Rodrigues

Resumo


Introdução: A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) transformou-se em uma determinação legal no Brasil em 1944 .A CIPA da APS Santa Marcelina ,visa sensibilizar seus colaboradores quanto as ações de segurança no ambiente de trabalho e também junto ao paciente. A CIPA está dentro das ações da segurança do trabalho da instituição e vem desenvolvendo seu trabalho desde 2009.

Objetivos: Realizar ações de prevenção e proteção no ambiente de trabalho do colaborador, através da elaboração de um plano de ação; minimizar os acidentes de trabalho; sensibilizar o colaborador quanto a prática de ações que visem a redução dos acidentes de trabalho.

Metodologia ou Descrição da Experiência: As reuniões da CIPA acontecem mensalmente com a presença dos cipeiros , do presidente da CIPA indicado pela gestão da APS, e também de representantes da segurança do trabalho . A comissão discute e analisa os acidentes e procura levantar propostas e ações para a redução dos acidentes. Como estratégia para minimizar os acidentes de trabalho, é realizada a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) com uma programação voltada para o colaborador e sua sensibilização quanto a prevenção.O tabagismo, as DSTs, o HIV, a importância do uso dos EPIs, além da discussão sobre qualidade de vida no trabalho, são alguns dos temas que são abordados e discutidos durante a SIPAT.

Resultados: Ao longo de um ano de trabalho na gestão das CIPAS Itaim Paulista e Tiradentes-Guaianases, observou-seredução nos acidentes de trabalho. À partir das visitas de inspeção realizadas nos equipamentos de saúde duas vezes ao ano pelos cipeiros, observou-se que de um modo geral nos checklist preenchido, as UBS vem se adequando cada vez mais aos cuidados quanto aos acidentes de trabalho.

Conclusão ou Hipóteses: As ações de prevenção dos acidentes do trabalho dentro daAPS Santa Marcelina vem caminhando para uma sensibilização cada vez maior e as CIPAS tem contribuído muito para este resultado.




Palavras-chave


Prevenção; Acidentes; Colaborador

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.