Acolhimento e Estratégia Saúde da Família: um caminho para a humanização

Jerrison da Silva de Morais, Andressa dos Santos Carvalho, Rafael Leonardo Teles

Resumo


Introdução: A Estratégia de Saúde da Família (ESF) se baseia na promoção da saúde e na prevenção da doença, além de tratar as mais comuns, é a base do que aprendemos na saúde pública. Um de seus princípios fundamentais é a atuação integrada e humanizada. Nesse contexto, uma das principais ações para a humanização da atenção é o Acolhimento, o receber, o dar respostas às necessidades de saúde da população.

Objetivos: Este trabalho objetiva analisar o Acolhimento como um marco importante na humanização dos serviços de saúde e sua contribuição para a qualidade desses serviços, enfocando os conhecimentos já produzidos sobre o tema.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A metodologia escolhida foi a revisão bibliográfica. Trata-se de um estudo de caráter crítico e reflexivo. A elaboração e desenvolvimento desse trabalho implicaram em leitura bibliográfica básica, cujos títulos foram incorporados a esse estudo. Foram identificados artigos científicos atuais que contemplam o tema proposto.

Resultados: O Acolhimento, como nos revelou a pesquisa é uma estratégia do atendimento na saúde que vem ganhando maior importância dia a dia. Essa política visa uma reorganização do serviço de saúde, com a mudança do foco de trabalho da doença para o doente, destacando a importância do trabalho em equipe, garantia do acesso universal aos serviços de saúde e Humanização na assistência, fazendo com que estes assumam uma postura acolhedora. Percebe-se que o Acolhimento pode colaborar para a garantia de um atendimento qualitativo e humanizado, facilitar a promoção de uma assistência integral de forma que cada profissional possua uma visão holística do ser humano a ser atendido.

Conclusão ou Hipóteses: Em síntese, infere-se a importância do Acolhimento nas ações de trabalho da Equipe de Saúde da Família, contribuindo categoricamente para uma assistência de saúde humanizada e com qualidade. Vale ressaltar que é responsabilidade de toda a equipe multiprofissional garantir o acolhimento nas práticas de saúde a serem executadas antes, durante e após o atendimento, não admitindo qualquer negligência.


Palavras-chave


Acolhimento; Estratégia de Saúde da Família; Humanização

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.