Análise dos óbitos infantis através do sistema de informação da Atenção Básica

Darlene de Araújo Silva, Adna de Araújo Silva, Ligia Fernandes Scopacasa, Agnes Caroline Souza Pinto, Patrícia Neyva da Costa Pinheiro

Resumo


Introdução: A mortalidade infantil consiste nas mortes de crianças no primeiro ano de vida e é a base para calcular a Taxa de Mortalidade Infantil (TMI), indicador largamente utilizado para avaliar o nível global de saúde e as condições de vida de uma população,que consiste na mortalidade infantil observada durante um ano, relacionada ao número de nascidos vivos do mesmo período.

Objetivos: Analisar os óbitos infantis ocorridos na Secretaria Executiva Regional VI (SER VI) de Fortaleza-CE por meio do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB).

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi realizado um estudo do tipo descritivo, com abordagem quantitativa, sendo analisadas as fichas de situação de saúde e acompanhamento das famílias na área (SSA2), instrumento pertencente ao Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB). Foram avaliados os óbitos em menores de 1 ano nos 20 Centros de Saúde da Família (CSF) da SER VI, no período de Janeiro a Dezembro de 2012. Os resultados foram analisados a partir de gráficos, por meio de frequências absolutas e percentuais.

Resultados: Constatou-se que ocorreram 48 óbitos em crianças menores de 1 ano na SER VI de Fortaleza-CE. Desse total, 30(62,5%) acometeram crianças menores de 28 dias, estando todos eles(100%) relacionados a outras causas. Os demais 18 óbitos(37,5%) ocorreram em crianças na faixa etária de 28 dias a 11 meses e 29 dias, sendo 01 (5,6%) por diarréia, 02 (11,1%) por Infecção Respiratória Aguda e 15(83,3%) relacionados a outras causas. Com relação à Taxa de Mortalidade Infantil (TMI), medida diretamente relacionada ao número de nascidos vivos e óbitos ocorridos em determinado período, obteve-se a TMI de 13,40/1000NV.

Conclusão ou Hipóteses: Conclui-se a TMI alcançada apresentou-se abaixo da meta pactuada para a cidade de Fortaleza-CE que era de 14,30/1000NV. Tal conquista é fruto do trabalho conjunto dos profissionais que atuam na Atenção Primária, bem como no hospital de referência para partos da área. Contudo, faz-se importante o empenho e contribuição de todos os envolvidos para redução, ainda maior, na atual TMI.




Palavras-chave


Mortalidade Infantil; Atenção Primária; Avaliação

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.