A importância dos grupos de reabilitação em dor crônica realizados pelo NASF

Thanyta Stella Campos

Resumo


Introdução: A equipe de fisioterapeutas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF desenvolveram um protocolo para identificar e reabilitar as dores crônicas, em pacientes moradores da Microrregião M’Boi Mirim, selecionando os exercícios físicos e de alongamentos específicos para a recuperação da musculatura, do equilíbrio, da coordenação, associando à melhora e alívio da dor desses indivíduos.

Objetivos: Identificar os fatores que influenciam na perda da capacidade funcional, ocasionando o afastamento das atividades diárias. Verificar os benefícios da reabilitação no tratamento de dor crônica, promoção da qualidade de vida e melhora significativa do estado geral de saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Como critério de inclusão considerou-se um diagnóstico clínico de dor crônica. Como critério de exclusão não praticavam atividade física, não realizou cirurgia na coluna, sem deformidades estruturadas e que não realizavam nenhum tratamento de reabilitação. Foi considerado um total de 50 pacientes, entre 30 a 70 anos de idade. Realizado avaliação da saúde, anamnese, inspeção, traumas anteriores e análise da escala visual analógica de dor modificada. Com relação à dor, 100% relataram dor, não praticavam atividade física e não haviam realizado nenhuma cirurgia e não realizavam nenhum tipo de reabilitação. Após a avaliação, os pacientes foram encaminhados ao protocolo de reabilitação proposto.

Resultados: Após o inicio da prática de exercícios físicos, os pacientes se queixaram menos da dor, houve uma melhora da capacidade funcional, melhorou o desempenho nas atividades diárias, equilíbrio, amplitude de movimento, autoestima, socialização. Os resultados demonstraram uma relação significativa entre duração da dor e prática de exercícios físicos. A dor prevalente foi a intermitente, condição essa que não prejudica a capacidade funcional, porém a dor constante que é mais incapacitante foi relatada em apenas 25% dos pacientes.

Conclusão ou Hipóteses: Reabilitar um paciente não consiste apenas na retirada do quadro álgico, mas em torná-lo apto a exercer suas atividades cotidianas, incluindo a atividade física, o esporte, e o lazer. O exercício progressivo tem valor comprovado na prevenção e reabilitação da dor crônica, possuindo diretrizes claras em relação ao volume, frequência e intensidade.





Palavras-chave


Dor Crônica; NASF; Grupos.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.