Abandono do tratamento de tuberculose na visão dos pacientes

Paulo Sérgio Dourado Arrais, Yara Santiago de Oliveira, Mônica Oliveira Batista Oriá

Resumo


Introdução: A tuberculose figura como um problema de saúde pública no Brasil, uma vez que é transmissível, mas curável. A preocupação com a tuberculose cresce a cada dia, devido à disseminação do HIV/AIDS e o abandono do tratamento, que impede, entre outros fatores, o controle da doença, pelo fato da transmissão a pessoas do mesmo domicílio (contactantes), e a resistência medicamentosa.

Objetivos: O presente estudo tem como objetivo avaliar as motivações para o abandono do tratamento de tuberculose em uma unidade básica de saúde no município de Fortaleza.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório realizado com pacientes que abandonaram o tratamento para tuberculose após o seu inicio, no ano de 2011. Os pacientes foram identificados a partir do livro de registros da tuberculose. A coleta de dados ocorreu no período de setembro a dezembro de 2012, em domicílio ou unidade de saúde, onde foi aplicado um formulário semi-estruturado, que continha informações sobre aspectos demográficos, sócio-econômicos, relativos ao estado de saúde, aos hábitos sociais, aos suportes sociais recebidos e ao abandono do tratamento. Os dados A fala dos pacientes foi transcrita e analisada utilizando a técnica de Bardin.

Resultados: Dos 97 pacientes registrados no livro de registros da tuberculose, 26 abandonaram o tratamento (26,8%) após seu início em 2011. Deste total, oito responderam a entrevista. Foram identificadas como causas do abandono: a influência do contexto social; a drogadicção e o alcoolismo; o preconceito e a vergonha; os efeitos adversos e colaterais dos medicamentos; a falta de auxílios, como cesta básica e vale transporte durante o tratamento; a influência dos serviços de saúde prestados, e a repercussão da desinformação no abandono. As mudanças necessárias para uma melhor qualidade do serviço abrangiam: filas menores; mais médicos; maior agilidade no serviço.

Conclusão ou Hipóteses: Em conclusão, é possível perceber que o que leva o paciente ao abandono é uma junção de fatores que ocorrem ao longo do tratamento, não se devendo a um isoladamente, e uma equipe de saúde capacitada constitui importante fator para o sucesso terapêutico.


Palavras-chave


Tuberculose; Recusa do Paciente ao Tratamento; Abandono

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.