A importância do Pet-Saúde para a formação profissional

Aléxya Maria Leal Trindade, Carla Andréa Avelar Pires, Izabel Cristina Florêncio dos Santos, Vânia Souza Sardinha

Resumo


Introdução: Este estudo descreve a experiência vivida por uma equipe de estudantes de Medicina no Programa de Educação pelo Trabalho para a saúde (PET-Saúde) Ananindeua da Universidade Federal do Pará (UFPA) entre os anos de 2011 e 2012. Refere-se a um estudo de caso introspectivo e vivencial.

Objetivos: O mesmo tem por objetivo mostrar a importância que o programa exerce na formação profissional, promovendo uma aproximação da prática de suas futuras profissões e um maior envolvimento com a comunidade e com o Sistema Único de Saúde (SUS), para o qual estes profissionais estão sendo formados.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A prática foi desenvolvida na área de abrangência da Estratégia Saúde da Família (ESF), através de acompanhamento tutorial, permitindo atuação na atenção primária junto à comunidade local e possibilitando uma vivência multidisciplinar.

Resultados: Através do acompanhamento de Preceptor e Agentes Comunitários de Saúde, os estudantes desenvolveram trabalhos junto às famílias da comunidade por meio de atividades de conscientização, palestras na escola local para contribuir com a formação das crianças, além de projetos de iniciação científica, realizados através de pesquisas de campo em interface com a comunidade. O PET-Saúde tem como base principal a integração entre ensino, serviço e comunidade e tem como pretensão a promoção da vivência multidisciplinar para melhor construção profissional e para a formação de profissionais de saúde com perfil adequado às necessidades e às políticas públicas de saúde do país.

Conclusão ou Hipóteses: Pode-se concluir que a experiência vivenciada direciona caminhos, alavanca conhecimento e derruba estereótipos. O PET-saúde embora precise sofrer adaptações inerentes a cada comunidade e enfrentar possíveis barreiras do SUS e da saúde pública em geral, tem papel fundamental na formação profissional do indivíduo e é promotor de transformações na saúde publica no serviço em comunidade.


Palavras-chave


Formação Profissional; Importância; Pet-Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.